Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Bromélias( Reprodução Canva)
Bromélias( Reprodução Canva)

5 segredos para o cultivo de bromélias; veja como deixá-las mais saudáveis e mais vistosas com menos trabalho

Curitiba, 2 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- As bromélias são conhecidas por sua variedade de cores e facilidade de adaptação ao ambiente em que são plantadas. Além disso, elas podem compor o seu jardim ou seu apartamento. Isso mesmo, ela pode ser plantada diretamente no solo ou no vaso. Assim, essa planta é perfeita para você que quer deixar seu cantinho mais colorido.

Portanto, mostraremos os cuidados básicos que precisa ter com as bromélias para que elas cresçam saudáveis e suas flores permaneçam vistosas. Com também, traremos curiosidades e dicas a respeito dessa espécie que possui uma beleza única.

Confira também: Aprenda a cuidar a espada-de-são-jorge e tenha essa bela planta decorando sua casa

Bromélias( Reprodução Canva)
Bromélias( Reprodução Canva)

Porque ter bromélias em casa

As bromélias são plantas nativas dos climas tropicais e subtropicais e possuem mais de 3.000 espécies diferentes. Assim, imagine ter o seu cantinho com uma variedade de bromélias com cores diferentes? Entretanto, apesar de existir uma diversidade de espécies, os cuidados básicos que se precisar ter com essas plantas são praticamente os mesmos.

Por serem plantas de fácil adaptação, ou seja, podem sobreviver em locais com alta ou baixa luminosidade, em climas úmidos ou secos e até em solos com poucos nutrientes, são uma ótima opção para se ter em casa. Além disso, uma alerta que o site Nossa Uol, em 11 de junho de 2022, por Silvia Montico, deixa sobre o cultivo das bromélias, é para que, a partir do momento que se decida ter essa planta em casa, o ideal é produtores regularizados para a obtenção delas.

Por que isso? As bromélias fazem parte do ecossistemas como todos os seres vivos, e várias espécies de insetos e anfíbios dependem delas. Um exemplo disso é o fato de o beija-flor se alimentar do néctar presente em suas flores. Portanto, vale ressaltar a importância de procurar um produtor regularizado para se obter as bromélias.

Ademais, veja: Saiba tudo que precisa para cultivar a dália no seu jardim; agora, ficou muito mais fácil

Como cultivá-las

Então, agora que conheceu um pouco mais sobre as bromélias, mostraremos os cuidados básicos você precisar ter para mantê-las saudáveis. Como mencionamos, você pode optar por cultivá-las diretamente no solo ou em vasos, basta ter bastante espaço para que suas raízes cresçam sem problemas. Confira os 5 segredos que deixarão suas bromélias exuberantes e saudáveis:

  • Quando for regar, molhe o centro da planta e, quanto às folhas, borrife água sempre que necessário;
  • Em relação à luminosidade, se as flores forem escuras, necessitam de uma maior exposição à luz solar. Quanto às outras espécies, em sua maioria gostam da claridade, podendo ser na sombra ou contato direto com o sol;
  • Para você que quer cultivá-las em vasos, opte pelos que são de cerâmica ou barro, já que ambos os modelos possibilitam uma maior estabilidade para a bromélia;
  • Quanto à temperatura, as bromélias preferem ambientes com calor, umidade e ventilação;
  • Em relação à poda, não precisa se preocupar, pois essa planta não necessita de manutenção. O único cuidado que você terá será retirar as folhas que estiverem secas ou danificadas.

Assim, finalizamos com esses 5 segredos sobre as bromélias que facilitarão ainda mais o cultivo em sua casa. O site Agro Notícias reforça o aviso; ao adquirir alguma espécie de bromélia procure um produtor regularizado, até porque, existem diversos espalhando pelo Brasil. Assim, você não terá dificuldade de encontrar as melhores opções.

Continue vendo: Bonsai de laranjeira dá frutas? Saiba tudo a respeito e aprenda a cultivar e cuidar da espécie

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.