Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Palmito - Reprodução: Pixabay
Palmito - Reprodução: Pixabay

Cultivar palmito nunca foi tão fácil quanto agora; confira nesse passo a passo

Bragança Paulista, 3 de julho de 2022, por Caio Silveira – Você gosta de palmito? Esse delicioso legume é muito popular aqui no Brasil. Com ele é possível fazer saladas, tortas, salgadinhos e muito mais. E, que tal aprender a plantar pupunha, que é o tipo mais famoso desse alimento? É exatamente isso que o Agro Notícias vai te ensinar hoje.

O bom de cultivar palmito é que você não precisa ter muito espaço disponível. Então, até mesmo quem não tem quintal, mas ainda assim quer ter essa delícia, pode plantar também. Assim, veja a seguir como fazer o plantio desse legume tão gostoso.

Assim, leia também: Depois de cultivar agrião em vaso você nunca mais irá querer comprar tempero pronto

Palmito - Reprodução: Pixabay
Palmito – Reprodução: Pixabay

Como se planta palmito?

Não é difícil saber como plantar palmito, pelo contrário. Usando as dicas a seguir, você conseguirá cultivá-lo de uma maneira muito simples. Confira.

Solo

O solo precisa ser bem drenado, além de ter textura arenosa e média. É necessário que o terreno seja plano também.

Clima

O palmito prefere regiões úmidas e quentes. Além disso, ele não suporta geadas e nem temperaturas muito baixas como, por exemplo, abaixo dos 20 graus. Portanto, se você mora em locais muito frios, evite plantá-lo.

Adubação e rega

Coloque água de maneira periódica, mas sem encharcar as plantas. Apenas deixe-as úmidas, pois isso evita que elas venham a morrer afogadas. Quanto à adubação, coloque adubo pelo cinco vezes durante o ano.

Demais cuidados

Na hora de plantar, dê um espaço de um a dois metros entre uma planta e outra. Assim, elas conseguem crescer com mais saúde e sem atrapalhar umas às outras. Quanto às ervas daninhas; para evitar as pragas, utilize herbicidas ou tire-as com as mãos mesmo;

Portanto, leia também: Veja como escolher a alface da feira; confira essas dicas para a espécie americana e lisa

Quanto tempo leva para produzir palmito?

Infelizmente, é preciso ter um pouco de paciência para com o plantio de palmito. Isso porque esse legume demora cerca de 3 anos para ser colhido. Ou seja, você precisa cuidar muito bem para que ele possa florescer e garantir todos os frutos.

E, a melhor época para colheita é entre fevereiro e março. Além disso, recomenda-se plantá-lo entre os primeiros 15 dias de novembro e os mesmos primeiros 15 dias de dezembro. Isso porque, essa é a melhor fase do ano para a pupunha, justamente por conta do clima mais quente.

Enfim, esses são os cuidados e o modo de plantar palmito ou pupunha. Então, se você gosta desse legume, vale a pena plantá-lo em sua casa, fazenda ou sítio. Por fim, é só cuidar direitinho que, dentro de alguns anos, ela poderá ser colhida e aproveitada em diversas receitas.

Ademais, leia também: Que tal cultivar gengibre no quintal de casa? Saiba como e aproveite os benefícios