Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Adubação para limão-taiti (reprodução Canva Pro)
Adubação para limão-taiti (reprodução Canva Pro)

Recomendação de adubação para limão-taiti; veja qual é a melhor opção para adubar o limoeiro

Salvador, 05 maio de 2022, por Raíly Fortunato. O limão é uma frutas cítricas mais populares e versáteis do mercado, seu uso é amplo desde suco e doces no ramo alimentício, à essência em indústrias. Mas, não importa onde seja cultivado, é preciso a correta adubação para limão-taiti florescer e dar frutos. Logo, descubra a adubação mais adequada e outras dicas para o cultivo do limoeiro.

O Citrus latifólia, conhecido popularmente como limão-taiti é um fruto tropical cultivado desde o século passado nos Estados Unidos no estado da Califórnia. Porém, foi sendo importado até chegar aos mercados brasileiros e foi se tornando uma cultura de grande importância comercial. Portanto, aprenda a adubação para limão-taiti e maneje adequadamente esta espécie tão popular.

Acesse e se surpreenda: Quais os benefícios de suco de mamão com limão? Consuma agora

Adubação para limão-taiti (reprodução Canva Pro) Adubação para limão-taiti (reprodução Canva Pro)
Adubação para limão-taiti
De acordo com Mirian Bertulucc, em parceria com o site Globo, em 01 de janeiro de 2021, a adubação deve ser feita em meses chuvosos. Portanto, de outubro a março, atente-se com os nutrientes do seu limoeiro, utilize nitrogênio, fósforo e potássio, baseados em uma análise do solo.

Ademais, as deficiências mais comuns do pé de limão-taiti são de zinco e de manganês, portanto, faça pulverizações foliares anuais. Pulverizações estas que devem ser feitas com soluções de sulfato de zinco e manganês em uma base neutra com cal e água. Além disso, aposte em adubos orgânicos como terra vegetal, farinha de ossos e húmus de minhoca de modo a potencializar a nutrição do limoeiro
3 outros cuidados com o seu limoeiro
Mas não só de adubo vive os pés de limão, assim, é necessário se atentar com outros cuidados para que a frutífera renda bons limões. Dessa maneira, confira outros aspectos essenciais para o cultivo desta espécie, veja abaixo:
1.Clima
Esta frutífera exige regiões mais chuvosas com uma elevada umidade relativa do ar e temperaturas mais altas de 25 a 31 °C. A temperatura elevada garante também o amadurecimento dos frutos, diminuindo o tempo de crescimento e maturação do fruto. Ainda, é necessária uma exposição ao sol de em média 6 horas durante o dia, pois, na ausência de luz suficiente, o limão não se desenvolve como o esperado.

Confira: Banana-da-terra engorda? Veja os benefícios e malefícios de consumir a fruta com frequência

2.Solo
As plantas cítricas geralmente não são muito exigentes quanto a categoria de solo e com o limão-taiti não é diferente, eles se adaptam bem aos variados tipos. Entretanto, são ideais solos leves e profundos, evitando solos extremante argilosos que dificultem o crescimento das raízes. Deve-se criar um sistema de irrigação e drenagem em locais com um solo ressecado e de característica árida.
3.Pragas e doenças
As pragas e as doenças são grandes inimigas do bom desenvolvimento do limoeiro. Moscas-brancas, cochinilhas, pulgão-preto, acaro-da-ferrugem, são pragas que podem infestar seu limoeiro e trazer prejuízos. Logo, é indicado que se faça o controle com inimigos naturais dessas pragas, mas para maiores infestações utilize o controle químico.

Por outro lado, as principais doenças são gomose, queda dos frutos, podridão-estilar e a doença conhecida por tristeza. Geralmente é recomendado o cuidado preventivo como o bom manejo do cultivo e, em casos específicos, deve-se controlar de acordo com cada doença

Portanto, nós, do Portal Agro Notícias, esperamos que você tenha aprendido como realizar a adubação para limão-taiti da maneira mais adequada. Ainda, outros cuidados essenciais para o bom desenvolvimento e frutificação do limoeiro.

Veja agora: Como conservar a mandioca descascada? Aprenda já

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.