Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação (Reprodução: Pixabay)
Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação (Reprodução: Pixabay)

Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação

Salvador, 15 de junho de 2022, por Marlon Batista – A linhaça é uma semente conhecida e utilizada desde os primórdios da história sendo reconhecida por ser rica em termos nutricionais. Dessa forma, essa ilustre semente apresenta uma série de benefícios à saúde, não é à toa que a linhaça é incluída em muitas dietas. Por isso, nós do Agro Notícias, preparamos essa matéria para você saber dos benefícios da linhaça e como aplicá-la à sua dieta.

Ao inserir a linhaça na sua alimentação você estará aproveitando de diversas vantagens que a semente oferece ao organismo. Existindo ainda na forma dourada e marrom, a linhaça é um alimento versátil, podendo ser incorporado de diversas formas na sua dieta. A seguir, veja alguns dos benefícios da linhaça.

veja mais: Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens

Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação (Reprodução: Pixabay) Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação (Reprodução: Pixabay)
Benefícios no consumo da linhaça
Segundo matéria divulgada pela equipe do site Ecycle, a linhaça é famosa pela sua composição nutricional. Ela é rica em fibras, ômega 3 e 6, proteínas, ácidos graxos e uma variedade de sais minerais, o que a torna muito nutritiva. Assim, a linhaça se torna uma ótima opção para quem está começando uma dieta para melhorar a alimentação. Os benefícios vão desde melhorar funções do organismo até a prevenção de doenças, confira algumas dessas vantagens.
Ajuda no emagrecimento
Então, por ter uma abundância em fibras, a linhaça ajuda quem está no processo de emagrecimento. Isso acontece pelo fato de as fibras promoverem uma sensação de saciedade estimulando você a não querer ingerir outros alimentos, o que consequentemente auxilia na perda de peso.
Diminui o colesterol
Você provavelmente já ouviu falar nos chamados colesterol bom e colesterol ruim. Assim, outro benefício da linhaça graças a sua riqueza em fibras é a diminuição do LDL (colesterol ruim) no organismo. Esses nutrientes ajudam na diminuição da absorção de gordura dos alimentos e também na produção do colesterol pelo fígado o que diminui o colesterol ruim.
Regula o intestino e combate a prisão de ventre
O benefício das fibras não para por aí, a linhaça dispõe de dois tipos de fibras: as solúveis e as não solúveis. Assim, são as fibras solúveis responsáveis por regularem o movimento intestinal, promovendo um melhor fluxo e funcionamento. Já as fibras insolúveis atuam na hidratação do conteúdo fecal, o que ajuda de maneira efetiva quem tem prisão de ventre facilitando a evacuação das fezes.
Regula a pressão arterial
Dentre outros nutrientes presentes na semente, estão o ômega 3 e 6, vitamina E e substâncias conhecidas como lignanas. Todos esses são agentes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Desse jeito, através da ação em conjunto desses componentes, tem-se como resultado o relaxamento dos vasos sanguíneos o que ajuda a passagem de sangue e a melhora da saúde das artérias o que promove a regulação da pressão.
Reduz o açúcar no sangue e previne diabetes
Além de tudo isso, consumindo a linhaça você estará reduzindo os riscos de doenças como diabetes e obesidade por conta da ação de diminuição da glicose no sangue. Consoantes os estudos realizados, a riqueza em fibras por parte da linhaça proporciona um retardamento da absorção de açúcar dos alimentos reduzindo a liberação de glicose para o sangue. Dessa forma, ela se torna um alimento altamente recomendado para pessoas que sofrem de diabetes.

Não perca: Já conhece os benefícios da quinoa? Confira agora e veja como adicioná-la à sua alimentação
Como consumir a linhaça?
Bom, agora que listamos para você alguns dos benefícios dessa semente poderosa, veja como consumir a linhaça e desfrutar de suas vantagens. Segundo uma matéria divulgada por Aline Melo, em 24 fevereiro de 2021, no site Casa e Jardim, você deve triturar as sementes antes de consumi-la de fato.

Não importa qual seja o tipo de linhaça, a sua casca interfere na absorção dos nutrientes e, por isso, o correto é triturar e fazer a ingestão das sementes. Por fim, se atente para fazer o consumo o quanto antes após “descascar”, pois, existem nutrientes que sofrem oxidação fazendo com que a linhaça perca suas propriedades.

Por outro lado, você não precisa se limitar a essa forma de consumo! Existem diversas formas e receitas que você fazer para incluir a linhaça na sua alimentação. Uma dessas formas é a famosa farinha de linhaça, basta colocar a quantidade desejada da semente no liquidificador obter um pó e estará pronto.

Ademais, opções para consumir a semente não faltam, você pode adicionar a linhaça em vitaminas para tornar mais nutritiva, usar as sementes moídas como cereal matinal, consumir com frutas, adicionar em sucos e iogurtes e até no famoso prato de arroz com feijão. Assim, basta desfrutar dos benefícios da linhaça.

Leia também: Chá da casca de laranja é bom para quê? Veja os benefícios e como preparar essa bebida natural

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.