Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a cuidar e embelezar ambientes com o cacto de mandacaru; prático e sem exigir demais - Reprodução Canva
Aprenda a cuidar e embelezar ambientes com o cacto de mandacaru; prático e sem exigir demais - Reprodução Canva

Aprenda a cuidar e embelezar ambientes com o cacto de mandacaru; prático e sem exigir demais

Belo Campo, 18 de junho de 2022, por Lídia Meireles – Para quem gosta da beleza e praticidade de algumas plantas, o cacto de mandacaru, sem dúvida, é uma ótima opção. Isso porque, esta espécie não é lá muito exigente. Por outro lado, fica perfeito na decoração.

Seja para compor ambientes internos ou jardins, o cacto de mandacaru proporciona uma beleza única. Com características que remetem ao sertão brasileiro, você poderá usá-lo juntamente com artigos mais rústicos. Dessa forma, será fácil criar uma bela decoração e ao mesmo tempo, fácil de manter os cuidados como ensinaremos a seguir.

Ademais, leia: Jardinagem para iniciantes: veja essas dicas que te ajudarão muito para começar
Como cuidar do cacto de mandacaru
Da família dos cactáceos, o cacto não é uma planta muito exigente. Visto que sua estrutura é perfeita para armazenar água, isso torna a necessidade da rega menos periódica. Ou seja, você não precisará se preocupar em molhar todos os dias. Esse é, portanto, um dos principais motivos que os torna tão resistentes.

Apesar disso, alguns cuidados se fazem necessários para mantê-los sempre belos e garantir sua floração. Nesse sentido, o tipo de solo deve ser observado se você quiser cultivar esta planta no seu jardim ou até mesmo em vasos dentro de casa.

Como você já deve saber, o cacto de mandacaru é nativo de regiões secas e desertas. O que não quer dizer que você não possa ajudá-lo a se adaptar a climas mais úmidos. Para isso, você deve primeiramente deixá-lo em um solo mais arenoso e bem drenado. Lembre-se, muita umidade no solo torna o ambiente mais favorável a pragas e doenças.

Um outro ponto de suma importância no cultivo de cacto de mandacaru é justamente o que o faz florir. Cactos precisam de sol e bastante luz, então, nada de deixar seu exemplar em um cantinho escuro da sala. Se você ainda não sabe, o sol é o responsável por energizar a planta para que ela consiga fabricar e absorver nutrientes.

Você também poderá gostar de ler: Cacto mammillaria: conheça esse gênero muito comum nas decorações externas e internas

Aprenda a cuidar e embelezar ambientes com o cacto de mandacaru; prático e sem exigir demais - Reprodução Canva Aprenda a cuidar e embelezar ambientes com o cacto de mandacaru; prático e sem exigir demais – Reprodução Canva
Como fazer muda de cacto
Existem algumas maneiras de multiplicar seus cactos. Uma delas é através das sementes que você poderá colher a partir das flores ou frutos da planta que você já tem em casa. Ou então, você terá que comprá-las em lojas de artigos de jardinagem.

Uma outra opção é retirar os pequenos brotos que costumam surgir ao redor da planta mais velha e plantar em outros vasos. Inclusive, essa é uma boa ideia de negócio para você que busca uma renda extra.

Muita gente que ama plantas não têm tempo para fazer esse tipo de trabalho, ou seja, preferem comprar as mudinhas prontas. Então, você pode fazer e vender para elas não só mudas de cacto de mandacaru. Nesse contexto, para facilitar o seu entendimento, o blog Agro Notícias vai mostrar no próximo tópico o passo a passo do plantio.
Veja como plantar cacto de mandacaru
Como prometemos, te ensinaremos aqui o passo a passo para plantar cactos tanto para embelezar sua casa como para vendê-los para outras pessoas. Com isso você terá a oportunidade de transformar não só o seu ambiente, mas também o de outros. Confira as dicas com base em informações do site Wikihow, em matéria de Andrew Carberry.

1 – A princípio, você deverá preparar a terra e colocar no vaso com pedras de brita para garantir a drenagem. Em seguida, você irá molhar mas sem deixar o solo encharcado. Depois disso, deposite as sementes ou a mudinha.

2 – A germinação das sementes, assim como o crescimento das mudas são muito lentos e no início você poderá regar com mais frequência até a planta se fortalecer. Com o passar do tempo, o cacto de mandacaru já estará com as raízes bem fixas na terra e, assim, não precisará de muita rega.

3 – Durante esse tempo, é necessário que você deixe o vaso exposto ao sol pelo menos duas horas por dia. Isso fará com que ele tenha energia para crescer lindo e saudável. E caso você o coloque dentro de casa, procure deixá-lo próximo a janela para receber a luz.

Por fim, agora que você já sabe como cuidar do seu cacto de mandacaru, use e abuse da criatividade para enfeitar sua casa. Aproveite todos os benefícios que a jardinagem pode te trazer. Seja para embelezar, garantir renda ou como atividade terapêutica, você pode usufruir de todo o poder das plantas.

Se você gostou deste artigo, também irá gostar de ler: Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a sua tarefa ainda mais leve

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]