Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
umidade do piso,
Amenize a umidade do piso com dicas, que farão a diferença. Confira/ Fonte: Canva Pro

Amenize a umidade do piso com dicas, que farão a diferença. Confira

Novo Hamburgo, 11 de junho de 2022, por Jones Backes – Tirar a umidade do piso é uma dúvida que afeta muitas pessoas nessa época do ano. Assim, se esse também é o seu caso, confira as dicas que separamos neste artigo, e dê adeus ao assoalho molhado no inverno.

Porém, antes de irmos ao ponto, ou seja, como tirar a umidade do piso, entenda o porquê de isso ocorrer. Nesse sentido, o chão da sua casa fica orvalhado por causa de um fenômeno chamado condensação, que provavelmente você já ouviu falar. Dessa forma, durante o inverno, quando o ar quente e úmido entra em contato com o ar frio do piso, cria-se a umidade.

Assim, leia mais: Aprenda como tirar umidade da parede: aproveite e saiba os motivos pelos quais você deve fazer isso hoje mesmo

umidade do piso, Amenize a umidade do piso com dicas, que farão a diferença. Confira/ Fonte: Canva Pro
Como tirar umidade do piso
No entanto, de acordo com Nathália Carapeços, em sua matéria publicada no site Gaúcha ZH, dia 24 de junho de 2015, apesar de ser uma ação natural provocada em razão do clima, existem maneiras simples de resolver essa situação. Portanto, se esse é um problema recorrente na sua casa durante os meses de inverno, confira as dicas que o Agro Notícias trouxe. Veja a seguir.

Ventilador – Se mesmo depois de passar o pano no chão, ele continua com o orvalho, resolva esse problema com a ajuda de um ventilador. Para isso, basta ligar o aparelho no cômodo que precisa secar e esperar alguns minutos;

Lareira – Outra maneira eficiente para tirar a umidade do piso é com a ajuda de uma lareira. Tudo bem, sabemos que nem todo mundo tem uma lareira em casa. Mesmo assim, há modelos pequenos e portáteis no mercado, que valem a pena o investimento;

Função dry split – Colocar o seu ar-condicionado na função dry split, promove a desmitificação do ambiente.

Em resumo, essas dicas vão te ajudar a tirar a umidade do piso. Contudo, é sempre bom lembrar abrir as portas e janelas da sua casa para promover a ventilação. Afinal, essa medida pode parecer simples, mas faz muita diferença na prática. Dessa maneira, quando você perceber o orvalho dentro de casa, abra tudo e deixe a natureza fazer o seu trabalho.

Portanto, confira também: Vale a pena usar o desumidificador de ambientes? Respondemos para você agora mesmo
Veja essa dica extra que também pode te ajudar
Agora que vimos quais os principais truques para deixar o seu assoalho seco durante o inverno, temos um lembrete: cuide das roupas. Isso mesmo, lembre-se de nessa época do ano as roupas também estão vulneráveis a umidade, logo, é preciso ficar atento ao surgimento de mofo.

Desse modo, além de tirar a umidade do piso, abra o guarda-roupas e gavetas duas vezes na semana. Fazendo isso, você garante que as peças estejam arejadas e ainda consegue identificar se alguma pegou mofo. Inclusive, caso isso ocorra, recomenda-se que você lave a peça o mais rápido possível.

Ademais, leia também: Saiba mais sobre a lareira ecológica: conheça os benefícios e os cuidados na hora de usá-la e aproveite as baixas temperaturas