Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pé de tangerina ponkan - Reprodução: Pixabay
Pé de tangerina ponkan - Reprodução: Pixabay

Aprenda a fazer muda e cuidar do pé de tangerina ponkan; em 3 anos já colherá os frutos

Bragança Paulista, 18 de junho, por Caio Silveira – Essa época do ano é propícia para uma deliciosa fruta. É claro que estamos falando da tangerina ponkan. Com seu sabor e aroma característicos, esse fruto é simplesmente maravilhoso. Quer saber como plantar um pé de tangerina ponkan e cuidar dele? Então, leia o artigo que o Agro Notícias preparou a seguir.

Essa fruta é tão famosa que tem um nome em cada região do país: mexerica, bergamota, mimosa ou tangerina. Porém algo sempre se mantém em todo lugar: seu enorme sabor e qualidade. Segundo João Mathias, em 2 de dezembro de 2013, em matéria da Globo, é fácil plantar um pé de tangerina ponkan. Portanto, para saber como fazer isso e muito mais, veja as dicas abaixo.

Assim, leia também: Mistura caseira para eliminar lacraias das plantas; faça hoje mesmo e acabe com essa praga

Pé de tangerina ponkan - Reprodução: Pixabay Pé de tangerina ponkan – Reprodução: Pixabay
Como cuidar do pé de Ponkan?
Para cuidar corretamente do seu pé de ponkan, você precisa seguir as seguintes instruções. Não pule nenhuma, pois todas são fundamentais.

Luz: essa fruta gosta de bastante sol, então, ache um local com bastante iluminação;
Temperatura: prefere climas tropicais ou o subtropical quente. Logo, aguarde até essa época do ano para cultivá-la;
Rega: coloque bastante água no início até ela atingir um metro de altura. A partir daí, diminua para duas vezes na semana;
Solo: precisa ser bem drenado e com o pH equilibrado entre neutro e bom;
Poda: corte folhas secas e galhos mortos quando precisar. Se você verificar manchas marrons, gordurosas ou crostas nas folhas, utilize produtos químicos para retirar.

Portanto, leia também: Avelã é uma castanha rica em ferro e repleta de vantagens para a saúde; confira
Quanto tempo leva para um pé de ponkan dar frutos?
Apesar de ser fácil plantar e cuidar do pé de tangerina, até os frutos surgirem demora um pouco. Esse processo pode levar dois a três anos. Portanto tenha paciência e cuide bem da sua plantinha, porque por mais que seja demorado, ela vai florescer.
Adubo para pé de tangerina
Além de todos os cuidados ensinados acima, ainda é necessário colocar adubo. É recomendado aplicar um que tenha fósforo e calcário em sua composição. Mas como saber a hora de adubar? Para isso, é preciso analisar o solo, assim, sua árvore vai crescer com mais saúde e florescer da maneira correta.
Como fazer muda de tangerina
Fazer uma muda de tangerina é muito simples. Primeiro, você precisa cortar um galho da árvore que já floresceu. Em seguida, faça uma cova com 50 cm de profundidade e de largura. Dê pelo menos 3,5 metros de espaço entre uma muda e outra. Aí é só cuidar com as instruções acima que, depois de dois ou três anos ela vai dar frutas.

Em suma, agora você já sabe como plantar um pé de tangerina ponkan. Além disso, viu também os cuidados necessários para com essa plantinha. Então, que tal cultivar uma na sua casa?

Ademais, leia também: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 ótimas dicas