Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como utilizar o cascalho no jardim, e aprenda como ele poder útil para as plantas e para a decoração. Fonte: Pixabay,
Saiba como utilizar o cascalho no jardim, e aprenda como ele poder útil para as plantas e para a decoração. Fonte: Pixabay,

Aprenda como utilizar o cascalho no jardim, e aprenda como ele poder útil para as plantas e para a decoração

Tupã, 27 de junho de 2022, por Leonardo Alcantara – Com uma enorme variedade no mercado, o cascalho varia de forma, tamanho e até de cor. Dessa forma, pode ser encontrado em pedreiras ou lojas de materiais de construção. O cascalho pode ser usado como parte da plantação ou apenas como item decorativo.

Por isso hoje, o Agro Notícias vai te ensinar como você pode utilizar o cascalho no seu jardim. Desse modo, vamos falar sobre os diferentes usos deste item. Além de suas principais utilidades e variedades e todas as dicas para deixar seu jardim muito mais bonito.

Leia mais: Jardineiro de primeira viagem? Conheça as principais ferramentas para jardim e para que servem

Saiba como utilizar o cascalho no jardim, e aprenda como ele poder útil para as plantas e para a decoração. fonte: Pixabay Saiba como utilizar o cascalho no jardim, e aprenda como ele poder útil para as plantas e para a decoração. fonte: Pixabay
Como usar cascalho
O cascalho tem diversas utilidades e benefícios para o seu jardim. Desse modo, além de ser uma opção fácil e barata para substituir o piso de concreto ou cerâmica, uma vez que para sua instalação basta espalhar pelo jardim. Dessa forma, sem necessidade de recorrer a mão de obra especializada.

Além de formar bonitos caminhos, ele não exige manutenção prolongada. Assim, o cascalho ajuda no escoamento de águas pluviais. Além de formar bonitos caminhos, ou criar desenhos ornamentais em seu jardim, o cascalho ajuda a não deixar água empoçar.

Como explica o WikiHow, o uso do cascalho pode ser tanto decorativo como fonte de drenagem. Para isso, basta colocar cascalhos junto ao solo na hora do plantio. A manutenção é fácil, entretanto, evite colocar cascalho em cima de tampas ou caixas de gordura. Pois, é uma estrutura permanente e pode ser um empecilho na hora de manutenção.

Leia também: Cuidar do jardim em período de chuva exige alguma atenção; veja algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa
Como colocar
Antes de começar a espalhar, defina seu projeto. Você pode usar o cascalho para criar caminhos e trilhas. Ou, você pode usar para criar desenhos, então, defina onde irá vai ficar. Desse modo, após decidir cada lugar que será coberto, basta espalhar o cascalho com as mãos, e continuar esse processo até que toda área esteja coberta.

Para um visual mais bonito, você pode apostar nas variedades de tamanhos e cores. Entretanto, caso queira saber a quantidade necessária, a conta é simples. Basta multiplicar a área da superfície a ser acobertada pelo tamanho do cascalho. Logo, o resultado sairá em metros cúbicos, mesma medida da de vendas.

Outra dica importante é que, antes de colocar seu cascalho, você deve deixar a superfície sólida. Para isso, você pode escavar cerca de vinte centímetros para tirar o solo fofo. Consequentemente, o cascalho irá se fixa de uma forma melhor.

Leia mais: Aprenda a utilizar o Feng Shui no jardim; veja como simples atitudes podem trazer mais harmonia e energias positivas