Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
cuidar do jardim em período de chuva
Cuidar do jardim em período de chuva exige alguma atenção; veja algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa/ Fonte: Canva Pro

Cuidar do jardim em período de chuva exige alguma atenção; veja algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa

Novo Hamburgo, 17 de junho de 2022, por Jones Backes – Algumas dicas de como cuidar do jardim em período de chuva são essenciais para manter a saúde de suas plantas. Isso porque o excesso de água danifica as flores e folhas e encharca o solo. Isso pode apodrecer as raízes das plantas e ainda propicia o surgimento de fungos e bactérias que podem exterminar todo o seu cultivo.

Além de afetar a beleza dos jardins, o excesso de água pode provocar a morte das plantas e varrer todos os nutrientes do solo e deixá-lo menos fértil. Então, se você conferiu a previsão do tempo e viu que é uma época de chuvas intensas, continue sua leitura e descubra o que fazer para cuidar do jardim em período de chuva.

Assim, leia mais: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 ótimas dicas
Confira essas 3 dicas para cuidar do jardim em período de chuva
cuidar do jardim em período de chuva Cuidar do jardim em período de chuva exige alguma atenção; veja algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa / Fonte: Canva Pro

O Brasil é um país muito extenso e, com isso, surgem as variações climáticas. Mas, a maioria das regiões do país sofrem com o excesso de chuvas em algumas partes do ano. Para te ajudar a proteger o jardim, o Agro Notícias preparou essas três dicas. Elas são baseadas nas sugestões do paisagista Eder Mattiolli, em matéria publicada no site Gazeta do Povo dia 19 de outubro de 2018. Confira!

Aumente a adubação do solo. O excesso de água varre os nutrientes do solo. Assim, para cuidar do jardim em período de chuva de uma forma eficiência, invista na adubação da terra e mantenha o solo fértil e com nutrientes para manter suas plantas saudáveis.

Fique atento às pragas, muita água é o item ideal para o surgimento de pragas como fungos e bactérias. Então, em épocas de chuvas redobre sua atenção e observe ainda mais suas plantas. Assim que verificar o surgimento desses parasitas, aplique os inseticidas adequados para cada planta.

Melhore a drenagem do solo para facilitar o escoamento da água, para isso, alguns itens podem ser muito úteis. Por exemplo, canos de PVC, mantas, pedras e tubos específicos melhoram a drenagem do solo.

Assim, essas três dicas simples vão te ajudar a cuidar do jardim nesse período e manter suas plantas vivas, vistosas e saudáveis. Além disso, invista na prevenção e pesquise sempre a época de chuva em sua cidade. Assim, você pode preparar o seu jardim com antecedência e fazê-lo sofrer menos com o excesso de água.

Portanto, confira também: Como atrair borboleta para o quintal: veja agora como colorir seu jardim fazendo-as se sentir em casa
Dica extra
Além das dicas que te contamos acima para cuidar do jardim em período de chuva, você ainda pode proteger as plantas com sombrite, em casos de chuvas esporádicas. Para isso, é só preparar uma cobertura simples com o auxílio de suportes para fixar o material. Dessa forma, você garante a proteção de suas plantas e a sobrevivência nesse período.

Ademais, leia também: Jardineiro de primeira viagem? Conheça as principais ferramentas para jardim e para que servem