Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
atemoia
Não confunda atemoia com graviola: saiba tudo sobre essa fruta saboroso e repleta de benefícios para a saúde/ Fonte: Canva Pro

Não confunda atemoia com graviola: saiba tudo sobre essa fruta saborosa e repleta de benefícios para a saúde

Novo Hamburgo, 02 de junho de 2022, por Jones Backes – Você conhece a atemoia? Apesar do nome estranho (e nem sempre lembrado), essa fruta é bastante conhecida, sobretudo por causa da semelhança com a fruta-pinha e a graviola. Assim, neste artigo você vai aprender mais sobre essa exótica fruta, quais suas características e benefícios. Vamos lá?

Antes de mais nada, contudo, vale a pena explicar que a atemoia é, na verdade, um fruto híbrido. Nesse sentido, ele é o resultado do cruzamento entre a fruta-pinha (ou fruta-do-conde) e a chirimoia. Além disso, esses três frutos pertencem à mesma família da graviola, a Annonaceae. Por essa razão, eles confundem-se muito.

Assim, leia mais: Benefícios da atemoia para a saúde que farão você querer consumir sempre a fruta
Atemoia: conheça mais sobre as características, origem e curiosidade sobre essa fruta
Sua origem está nas regiões tropicais da Colômbia, Equador e Peru. Em outras palavras, ela é uma fruta 100% latino-americana. Assim como no caso de suas parentes, a atemoia possui polpa branca, suculenta e com sementes pretas. Além do mais, ela conta com uma casca verde, formato que lembra um coração e entrega um sabor doce.

Não confunda atemoia com graviola: saiba tudo sobre essa fruta saboroso e repleta de benefícios para a saúde/ Fonte: Canva Pro

Geralmente, seu consumo ocorre in natura, entretanto, a atemoia também é protagonista no preparo de sorvetes, purês, doces e sucos. Somado a isso, uma curiosidade sobre o seu consumo é que, embora não pareça, todas as suas partes se aproveitam. As cascas, por exemplo, servem para fazer compotas e geleias. Já as sementes, por sua vez, podem ser trituradas e consumidas com iogurtes, frutas ou vitaminas.

Portanto, confira também: Romã é boa para pressão alta: aproveite e descubra outras vantagens dessa fruta
Veja os benefícios e as melhores formas de consumo
Agora que você já aprendeu mais sobre atemoia, que tal conhecer os seus benefícios à saúde? Para isso, o Agro Notícias reuniu uma lista com as principais vantagens do seu consumo.

Conforme explica Hévila Meireles, em matéria publicada no site Tecno Notícias, dia 06 de fevereiro de 2022, destaca-se, desde já, que ela é rica em potássio, mineral essencial para manutenção e responsável por grande parte de suas funções. Dessa forma, continue a leitura e saiba mais.

Ajuda a melhorar o trabalho do intestino – Pois é rica em fibras;
Auxilia no controle da pressão – Devido sua alta concentração de potássio, conforme mencionamos;
Ajuda na recuperação dos músculos – Por esse motivo, recomenda-se seu consumo para atletas;
Fornece energia ao corpo – Possui muitas calorias, sendo fonte de energia;
Combate gripes e resfriados – Graças a sua concentração de vitamina C;
Previne problemas cardiovasculares – Porque é rica em ômegas 3, 6 e 9.

Por último, mas não menos importante, a atemoia também pode ajudar na prevenção de alguns tipos de cânceres. Isso porque ela possui altos índices de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórios, compostos que ajudam a combater o desenvolvimento de células cancerosas.

Ademais, leia também: Quais são as propriedades da pinha; os inúmeros benefícios te farão querer consumir sempre a fruta