Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Romã (Fonte: Pexels)
Romã (Fonte: Pexels)

Romã é boa para pressão alta: aproveite e descubra outras vantagens dessa fruta

Salvador, 01 de junho de 2022, por Janaina Brito – A romã é uma fruta nativa da Índia, mas que é famosa pelo seu cultivo aqui no Brasil. Dona de um sabor doce, é o tipo de alimento que pode ser completamente aproveitado, desde a polpa, sementes, até a casca. Porém, você sabia que ela faz muito bem à saúde?

Essa fruta possui uma composição muito rica em vitaminas e minerais, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória, aliadas no combate e prevenção de várias doenças. Assim, conheça agora, no Agro Notícias, todos os benefícios da romã e não deixe de acrescenta-la à sua dieta.

Leia mais: Quais os benefícios do chá de romã? Veja também como fazer essa bebida

Romã (Fonte: Pexels) Romã (Fonte: Pexels)
Benefícios da romã
A romã é fonte de vitaminas A, C, e E e é riquíssima em compostos antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, que também possuem potencial anti-inflamatório. Outrossim, segundo Cecilia Felippe Nery em matéria para o site UOL, em 26 de janeiro de 2021, essa fruta possui minerais importantes para o organismo e outras substâncias bioativas que promovem a saúde do corpo.
Previne doenças crônicas
O potencial antioxidante dessa fruta é o destaque entre os seus benefícios. Essas substâncias, em especial os flavonoides, combatem a ação dos radicais livres, que causam danos às células e promovem o envelhecimento dos tecidos. Esse prejuízo oxidativo é tão forte ao longo do tempo que contribui para o surgimento de doenças crônicas, como câncer e problemas cardiovasculares.

Por isso, o consumo de alimentos com propriedades antioxidantes, como a romã, é fundamental. Dessa forma, essa fruta é capaz de equilibrar os níveis de colesterol, aumentando o HDL, por exemplo, além de diminuir os triglicerídeos. Ademais, estudos indicam que ela também possui o potencial de reduzir a pressão arterial.

Ou seja, a ingestão da romã é capaz de eliminar vários fatores de risco para o aparecimento de doenças do coração, como infarto e arritmia. Também pode prevenir AVC’s e, como dito, é um ótimo alimento contra o surgimento de diversas doenças graves.
Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso
Estudos mostram que a romã melhora a memória, além de contribuir para a regulação das funções neurais. Novamente, isso se deve ao grande teor de antioxidantes e à sua ação anti-inflamatória. Logo, o consumo dessa fruta pode proteger o sistema nervoso contra doenças degenerativas.

Confira, também: Carambola é rica em vitamina C, e traz ótimas vantagens para o organismo; descubra tudo sobre ela
Melhora a imunidade
Com a combinação das vitaminas e minerais, essa fruta reforça o sistema imunológico. Isso porque, ela garante a maior absorção desses micronutrientes, que atuam na produção das células de defesa do organismo. Portanto, para gripes, resfriados e dores de garganta, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de romã são ótimas.
Auxilia no bom funcionamento do intestino
A romã é fonte de vitamina C, que quando associada aos seus antioxidantes, ajudam na melhora da flora intestinal. Isso significa que haverá o estímulo da produção das bactérias interessantes para o intestino enquanto ocorre a diminuição na reprodução das bactérias ruins.

Além disso, essa fruta pode ser ideal se você sofre com diarreia. Ela é rica em taninos, substâncias que contribuem para a maior absorção de água, reduzindo o trânsito intestinal. Nesses casos, vale investir no chá da casca da romã.
É bom pra pele
As antocianinas, juntamente com outras substâncias antioxidantes, presentes na romã possuem ação fotoprotetora, ou seja, contribuem para reduzir os efeitos que os raios ultravioletas provocam na pele. Assim, o consumo dessa fruta previne o envelhecimento dos tecidos cutâneos. Outrossim, a vitamina C está diretamente ligada a produção de colágeno, que traz viço e firmeza para a pele.
Romã emagrece?
Essa fruta pode ser uma grande amiga para quem quer emagrecer. Além de possuir poucas calorias, a romã é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no controle do apetite, visto que promove a saciedade. Ademais, contribui para a eliminação do inchaço causado pela retenção de líquidos pelo corpo. Portanto, se você busca perder alguns quilinhos, ela é ideal como lanche ou na produção de sucos.
Como consumir
É possível comer todos os elementos da romã. Com a polpa, pode-se preparar sucos ou apenas consumir ao natural. As sementes acompanham muito bem saladas. Quanto à casca, folhas, flores e caule, vale a pena investir nos chás.

Você também pode gostar: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo