Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Quais são os benefícios do jenipapo? Conheça as características e saiba como consumir
Quais são os benefícios do jenipapo? Conheça as características e saiba como consumir / Reprodução: canv Pro

Quais são os benefícios do jenipapo? Conheça as características e saiba como consumir

Maringá, 12 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Hoje, aqui no Agro Notícias, você vai aprender um pouco mais sobre os benefícios do jenipapo. O fruto do jenipapeiro é da mesma família do café. Do mesmo modo, possui um cheiro característico e uma cor verde marcante. Tanto que é utilizado como tinta para pele.

A árvore de jenipapo é nativa da Amazônia e pode chegar a até 30 metros de altura. A fruta é repleta de propriedades medicinais. Sendo assim, acompanhe este artigo até o final, e descubra quais são os benefícios do jenipapo.

Veja mais sobre: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Quais são os benefícios do jenipapo? Conheça as características e saiba como consumir Quais são os benefícios do jenipapo? Conheça as características e saiba como consumir / Reprodução: Canva Pro
Quais são os benefícios do jenipapo?
O jenipapo é uma frutinha cheia de nutrientes e com poucas calorias. Deste modo, a equipe da ECycle elencou alguns benefícios do jenipapo. Além das vitaminas, o jenipapo contém muitas fibras, minerais e antioxidantes. Assim, ele é utilizado em tratamentos das vias respiratórias em doenças como resfriados, asmas e infecções no peito.

Além disso, você pode fazer uso tópico da fruta. Assim, em casos de queimaduras ou faringite, por exemplo, passe o extrato da planta na pele. Ademais, você ainda pode aproveitar as ações antibiótica, antisséptica, bactericida e fungicida do jenipapo.

O jenipapo ainda pode colaborar para o intestino funcionar melhor, além de ter efeito diurético. Alguns tratamentos indicam o uso da casca da fruta como colírio e em prevenção de úlceras e gonorreias.

Você pode gostar também: Para que serve folha de jenipapo? Veja por quais motivos você deveria conhecer mais sobre essa planta e saiba como consumir
Qual é a vitamina que o jenipapo tem?
De acordo com o Mundo Educação, em um artigo publicado por Patrícia Lopes Dantas, além da vitamina C, o jenipapo ainda contém as vitaminas do complexo B, ou seja, B1, B2 e B5. Por isso, é um ótimo aliado no combate de doenças respiratórias, gripes e resfriados. Ademais, ainda previnem o envelhecimento precoce da pele e ajuda a melhorar o sistema imunológico.
Como usar jenipapo para anemia?
Por conter alta quantidade de ferro, o suco de jenipapo é muito indicado para quem tem anemia. Sendo assim, para preparar o suco, você vai precisar de um copo de água e 3 unidades de jenipapo, somente a polpa. Primeiramente, bata tudo no liquidificador. Em seguida, sirva com gelo e, se preferir, adoce a gosto.

Agora que você já conhece os benefícios do jenipapo, procure a fruta em sua cidade e passe a consumi-la com frequência. Além do suco, você ainda pode comer a fruta ao natural ou fazer receitas de geleias, doces e até licores.

Saiba mais: Carambola é rica em vitamina C, e traz ótimas vantagens para o organismo; descubra tudo sobre ela

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.