Entre os benefícios do jatobá estão suas ótimas propriedades expectorantes: descubra mais sobre essa espécie e aprenda a consumir

Salvador, 12 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você sabe quais são os benefícios do jatobá? Talvez você conheça essa árvore por conta da aplicação de sua madeira na construção civil. Mas, todos os elementos dessa planta, desde a seiva, as folhas, as sementes e os frutos podem ser aproveitados e fazem muito bem à saúde.

Esse vegetal é rico em muitos nutrientes importantes para o organismo e, assim, possui propriedades no combate e prevenção de várias doenças. Logo, Veja agora, no Agro Notícias, os principais benefícios do jatobá e como incluí-lo na sua alimentação.

Continue lendo: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Benefícios do jatobá (Fonte: iStock) Benefícios do jatobá (Fonte: iStock)
Benefícios do jatobá
O jatobá possui uma composição nutricional bastante rica. Ele é fonte de vitamina A e C, e tem alto teor dos minerais ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Além disso, segundo a equipe do site Ecycle, esse vegetal é um alimento energético e um estimulante natural.

Outrossim, suas folhas e frutos possuem propriedades anti-inflamatórias que os tornam ideais como suporte ao tratamento de diversas doenças. A casca e a polpa da fruta, inclusive, tem ação antifúngica, sendo ótima para o tratamento de micoses na pele; antibacteriana e analgésica. Por isso, seu chá é muito utilizado como bebida medicinal.
Combate a anemia
O jatobá é muito rico em ferro e, assim, quem sofre com anemia, principalmente do tipo ferropriva, ou seja, aquela causada pela deficiência desse mineral, pode investir no consumo da sua polpa. Ademais, a ingestão desse alimento pode prevenir o surgimento dessa condição.
Contribui para a saúde dos olhos
Você sabia que a falta de vitamina A no organismo pode provocar uma doença chamada cegueira noturna? Essa condição dificulta a visualização em ambientes com pouca luminosidade. Desse modo, consumir jatobá, fonte importante desse micronutriente, pode auxiliar na manutenção da boa visão.
É diurético
Esse vegetal contribui com a eliminação de fluidos, ou seja, ele aumenta a produção de urina pelos rins. Dessa forma, esse processo ajuda a promover o equilíbrio de sais minerais do organismo e é importante para a saúde do sistema urinário, prevenindo infecções.

Confira, também: Que tal melhorar o funcionamento do intestino com o cajá? Confira esse e outros benefícios do consumo rotineiro da fruta
Auxilia no emagrecimento saudável
O fato do jatobá ser um alimento diurético é um aliado da perda de peso. Isso porque, desse modo, ele possui ação detox, ou seja, ajuda a eliminar o inchaço provocado pela retenção de líquidos, além de toxinas presentes no organismo. Assim, ele prepara o corpo para um novo ciclo, uma fase de emagrecimento.

Outrossim, como o fruto do jatobá é um energético natural, pode ser ingerido antes de atividades físicas, visto o seu alto teor de carboidratos. Contudo, ele também é responsável por abrir o apetite. Então, leve isso em conta quando adicioná-lo à sua dieta.
Fortalece a imunidade e o sistema respiratório
O potencial anti-inflamatório do chá da casca do jatobá faz dele um excelente alimento para problemas respiratórios. Desse modo, ele possui ação expectorante, sendo muito útil contra a tosse. Logo, ele é perfeito para proteger todo o sistema respiratório, contribuindo para o tratamento da asma e de bronquites.

Ademais, duas propriedades antissépticas combatem a entrada de patógenos, além de reforçar a atividade do sistema imunológico. Consumir jatobá pode significar um bom período sem gripes ou resfriados.
Possui ação antioxidante
O fruto do jatobá é rico em vitamina C e outros antioxidantes, que combatem os efeitos que os radicais livres possuem sobre as células. Os danos oxidativos desses compostos promovem o envelhecimento precoce dos tecidos, estimulando o aparecimento de doenças crônicas como câncer e problemas cardiovasculares.

Portanto, o consumo do jatobá tem como objetivo retardar esse processo, sendo um ótimo aliado na prevenção desse tipo de enfermidade.
Como consumir
Os benefícios do jatobá podem ser aproveitados de muitas formas. Você pode consumir a polpa doce ao natural, como na forma de sucos, geleias e doces em geral. Além disso, casca do fruto, assim como as folhas e o caule da planta são ótimas opções de chás.

Veja, a seguir: Romã é boa para pressão alta: aproveite e descubra outras vantagens dessa fruta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais