Belo Campo, 24 de junho de 2022, por Lídia Meireles – Muito requisitado para aliviar sintomas da gripe, o chá de hortelã cumpre bem o seu papel. Porém, existem vários outros benefícios que você poderá conhecer agora. Muitos deles, inclusive, já foram comprovados pela ciência.
Existem algumas variedades da erva, como a Mentha spicata e a Mentha piperita. A primeira, bastante usada pela indústria de alimentos, enquanto a segunda, por sua vez, é apreciada em forma do famoso chá de hortelã. Dessa forma, ela consegue auxiliar no controle de algumas doenças como você verá a seguir.
Você também pode gostar de ler: Três chás que são verdadeiros calmantes naturais; veja quais são e como prepará-los
Para quem é indicado o chá de hortelã?
Com base em informações do site ecycle, esse chá pode ser usado por pessoas com sintomas de doenças como gripes e resfriados, além de relaxar os músculos uterinos e, assim, aliviar as cólicas menstruais. Da mesma forma, este efeito de relaxamento serve para melhorar sintomas de problemas intestinais, por exemplo, a síndrome do intestino irritável.
Pessoas que sofrem com insônia também podem se beneficiar das propriedades do chá de hortelã. Devido a sua capacidade de relaxamento, a Mentha piperita te proporcionará uma boa noite de sono. Junto a isso, você terá uma maior facilidade de concentração e foco, o que será muito bom para momentos de estudo e trabalho.
Indivíduos que estejam passando por tratamento quimioterápico também podem melhorar os sintomas de náuseas e enjoos ao fazer uso desse chá. Ademais, ele tem o poder de diminuir a fadiga e melhorar a disposição. Para adquirir todos esses benefícios, saiba como prepará-lo.
Portanto, leia: Chá para gripe forte; opções caseiras e super fáceis de fazer, veja!
Chá de hortelã: para que serve e como prepará-lo em casa; confira – Reprodução Canva
Como fazer o chá
Para não correr o risco de perder nutrientes, o melhor é usar a técnica da infusão. Sem dúvida, isso vai garantir que você tire um maior proveito de propriedades como: ferro, potássio, vitamina C, cálcio e fósforo. Para fazer o chá de hortelã você deve usar os seguintes ingredientes.
Ingredientes:
300 ml de água filtrada;
1 colher ( de sopa ) de folhas de hortelã.
Primeiramente, coloque a água para ferver e, assim que ela esquentar, apague o fogo. Nesse momento, coloque as folhas de hortelã, tampe o recipiente e deixe abafar por pelo menos cinco minutos. Passado este tempo é só coar e beber sem adoçar.
Vale lembrar que os chás, por si só, assim como outros alimentos, não têm o poder de emagrecimento como alguns fazem parecer. Todavia, como orienta Karine Santos, em sua matéria para o portal Globo, publicada dia 13 de outubro de 2021, a hortelã, por contribuir para a limpeza e desintoxicação do organismo, pode ajudar no processo de emagrecimento.
Por fim, como o Agro Notícias sempre aconselha, aproveite as nossas dicas mas não deixe de priorizar a orientação do seu médico. Grávidas, lactantes e crianças abaixo dos cinco anos de idade devem evitar o consumo do chá de hortelã, assim como pessoas que têm problemas na vesícula.
Ademais, leia: 6 Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.