Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cultivar acerola (reprodução Canva Pro)
Cultivar acerola (reprodução Canva Pro)

Que tal cultivar acerola no quintal? Confira esse guia que vai te ajudar do plantio à colheita

Salvador, 24 de junho por Raíly Fortunato – Você sabe como cultivar acerola? A Malpighia emargiata, conhecida tradicionalmente por acerola, é uma fruta originária das Antilhas na região da América Central e norte da América do Sul. A fruta tropical possui uma cor vermelha e sabor ácido-azedo e o seu cheiro se assemelha ao da maçã. É uma fruta bastante utilizada no preparo de sucos, polpas, sorvetes, doces, compotas e geleias. E, para além da culinária, é rica em nutrientes como a vitamina C, ganhando destaque mundial devido aos seus benefícios.

Portanto, preparamos para você, em nossa matéria, um guia completo de como cultivar acerola no seu quintal, de modo a usufruir todas as utilidades e benefícios do fruto. Desta maneira, pegue lápis e papel e anote agora todo o passo a passo indispensável para o cultivo dessa espécie tropical.

Confira agora: 4 plantas que é recomendado cultivar em vaso grande! Nunca coloque essas plantas em vaso pequeno
Clima e solo
Para que a aceroleira se desenvolva bem e produza de forma satisfatória, é preciso do clima tropical e subtropical devido à sua origem. Portanto, a temperatura ideal para o plantio está na faixa média entre 25 a 27 °C. Ademais, são adeptas em locais com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, em um regime pluviométrico de 1.300 a 1.700 mm, que interfere diretamente na produção, gerando frutos maiores e de melhor qualidade.

Ademais, de acordo João Mathias, em colaboração com a revista Globo Rural, em 07 de agosto de 2015, a aceroleira necessita de solos profundos, bem drenados, e de características areno-argiloso. Além disso, o solo precisa ser levemente ácido, com faixas de pH de 4,5 até 6,5.

Cultivar acerola (reprodução Canva Pro) Cultivar acerola (reprodução Canva Pro)
Propagação
A propagação da acerola pode ser feita de diversas maneiras, mas, hoje iremos expor o método por sementes. Logo, pode-se realizar a semeadura durante qualquer época do ano, irrigando constantemente o canteiro. Os canteiros, por sua vez, devem conter de 1 a 1,2 m de largura por 10 m de comprimento e 0,15 de altura.

Ademais, é necessário adubar cada metro com 5 litros de esterco, 100g de superfosfato simples e 30 gramas de cloreto de potássio. Após esse processo, faça o plantio por sementes após 15 dias em sulcos de 1 cm e profundidade de 10 cm entre si. E, para haver sucesso na germinação, o canteiro deve estar sob meia sombra.

Acesse já: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo
Plantio
O plantio dessa espécie é geralmente realizado no início ou durante os meses mais chuvosos, que variam de estado para estado. Além disso, deve ser feito em dias nublados, e tendo cuidado ao retirar as mudas do saco plástico, de modo a não danificar o torrão. Portanto, as mudas da acerola devem ser plantadas quando atingirem de 30 a 40 cm de altura, o que varia entre 4 e 6 meses após o plantio. Ainda, é ideal que as amarre na estaca para evitar o tombamento, proporcionando assim o crescimento ereto da planta.
Produção
Seguindo corretamente as orientações, e a aceroleira se encontrando nas condições climáticas ideais para o seu desenvolvimento, os primeiros frutos surgem a partir de oito meses. Logo, a espécie consegue gerar, anualmente, mais de três safras, principalmente durante a primavera e o verão. Assim, realize a colheita dos frutos a cada dois ou três dias, retirando os maduros.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba como cultivar acerola a partir das nossas dicas. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo para os amantes de plantas e os deixe por dentro de tudo que é preciso para plantar essa espécie tropical diretamente no quintal de casa.

Veja também: Como cultivar nêspera no quintal de casa e ter frutas em pouco tempo: confira essas dicas que te ajudarão na tarefa

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.