Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como cultivar nêspera( Reprodução Canva)
Como cultivar nêspera( Reprodução Canva)

Como cultivar nêspera no quintal de casa e ter frutas em pouco tempo: confira essas dicas que te ajudarão na tarefa

Curitiba,16 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- A nêspera é uma fruta que nasce de uma árvore rústica chamada nespereira, também conhecida como ameixa-amarela, que possui um fruto delicioso. Além disso, possui alguns nutrientes e pode ser utilizada para fazer diversas receitas, principalmente geleias e doces. Embora não seja tão comum, para se ter essa fruta em sua casa, e utilizá-la para o consumo in natura ou em receitas, ensinaremos como cultivar nêspera.

Entre as incontáveis vantagens que se tem ao aprender como cultivar nêspera, está o acesso a benefícios importantes. A partir do seu consumo se tem um auxílio no processo de emagrecimento, no controle dos níveis de colesterol, na proteção da mucosa do estômago e muito mais. Assim, vale a pena extrair o máximo do assunto em questão.

Confira também: Jardinagem para iniciantes: veja essas dicas que te ajudarão muito para começar

Como cultivar nêspera( Reprodução Canva) Como cultivar nêspera( Reprodução Canva)
Dicas para cultivar nêspera
De acordo com o site G1, em 2 de março de 2015, cultivar nêspera( Eriobotrya japonica) tende a ser fácil, já que a planta se adapta à variação de temperatura, crescendo e se desenvolvendo bem. Dessa forma, a fruta prefere ser cultivada em solos profundos que sejam ricos de matéria orgânica e tenha água com facilidade. Lembrando que, Mogi das Cruzes-SP é o maior produtor brasileiro de nêspera, tanto em sua forma natural, quanto em geleias.

Além de adaptável, a nêspera é uma fruta que possui nutrientes como as vitaminas A e C, propriedade diurética e sais minerais. E, esse conjunto de vantagens é visível no período de colheita, que ocorre entre março e setembro, sendo que, sua maior produção acontece entre junho e julho.

Ademais, veja: Melhores frutas para o café da manhã: confira 5 opções e saiba porque elas são ótimas para começar o dia
Passo a passo de como plantar
Primeiramente, a escolha do local é super importante. Isso porque a árvore cresce cerca de 10 metros e precisa de espaço. Para plantar, compre a muda em loja ou remova as sementes da polpa de nêspera, lave-as bastante e deixe secar. Em seguida, basta colocar as sementes em um saquinho com substrato neutro para plantas e manter úmido. Levará cerca de 30 dias para brotar. Enquanto isso, deixe a muda metade do dia na sombra e metade no sol.

Após brotar, cave um buraco que caiba a muda e coloque-a ali. Depois disso, é hora de fertilizar e regar. E, em seu processo de crescimento, basta repetir essas tarefas deixando o solo sempre fertilizado e úmido. Contudo, não se deve deixar o solo encharcado a fim de que não a muda em desenvolvimento não apodreça.

E, então, quando a planta estiver dando frutos, para se livrar das pragas, coloque jornal ou saquinhos para protegê-la. Finalmente, quando chegar a hora de colher as frutas, remova apenas as folhas que estiverem menos bonitas, de modo que não é necessário podar os galhos. Mesmo durante a colheita, é importante deixar algumas frutas no pé para que se prolongue a frutificação.

A partir dessas dicas do Agro Notícias, o processo de como plantar nêspera se torna ainda mais fácil e prático. Além do mais, cultivar a fruta em casa é uma grande vantagem para a economia da casa, já que comprá-la pode sair bem mais caro.

Continue vendo: Já conhece os benefícios da quinoa? Confira agora e veja como adicioná-la à sua alimentação

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.