Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Quinoa( Reprodução Canva)
Quinoa( Reprodução Canva)

Já conhece os benefícios da quinoa? Confira agora e veja como adicioná-la à sua alimentação

Curitiba, 13 de junho, por Caroline Fortunato- A quinoa é um grão que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, além dos seus nutrientes. Por isso, proporciona diversos benefícios para saúde, além de ser considerada um alimento completo por fornecer os nutrientes essenciais que o corpo precisa.

Sendo assim, traremos quais nutrientes a quinoa possui e os benefícios que o consumo desse grão irão lhe proporcionar. Confira agora como adicioná-la em sua rotina alimentar.

Confira também: Caldo de cana auxilia no combate à anemia: confira esse e outros benefícios da bebida

Quinoa( Reprodução Canva) Quinoa( Reprodução Canva)
Benefícios da quinoa
Por possuir sabor leve, a quinoa( Chenopodium quinoa Willd ) pode ser facilmente introduzida na alimentação de crianças e adultos. Além de não conter glúten, sendo uma ótima opção para as pessoas que tem intolerância. Segundo o site Viva Bem Uol, em 3 de março de 2020, por Samantha Cerquetani, a quinoa teve sua origem na América do Sul há aproximadamente 5 mil anos. Além disso, pode-se encontrá-la de 3 tipos: vermelha, branca e preta.

Dentre os seus nutrientes estão: fibras, minerais, proteínas, fitoesteóis, fenólicos, antioxidantes e anti-inflamatórios. Sendo que essa junção proporciona tais benefícios para sua saúde:

Protege contra doenças cardiovasculares;
Auxilia no processo de emagrecimento;
Regula o intestino;
Controla o açúcar no sangue;
Previne a anemia;
Reduz inflamações musculares e recupera os músculos;
Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
Ajuda a prevenir danos nos neurônios e protege as células cerebrais.

Ademais, veja: Sabia que a pitanga é boa para pele? Confira os benefícios e saiba como aproveitar tudo o que essa fruta tem a oferecer
Como consumir?
Se você quer variar no cardápio e adaptar alimentos, a quinoa é uma ótima opção. Ela se assemelha com o arroz, entretanto, possui mais nutrientes. Pode-se encontrar esse alimento em flocos, grão e farinha. Contudo, suas propriedades são as mesma em todas as essas formas.

Pode-se consumir os grãos no café da manhã com iogurte ou leite. Já a farinha e flocos, podem ser consumidas com frutas ou até como ingrediente para bolos, pães e biscoitos.

Outra opção de consumo, em saladas nas suas três opções: vermelha, preta ou branca. A respeito da quantidade que se deve consumir, deve-se ter um equilíbrio. Isso porque a quinoa possui um teor calórico e muitas fibras. Dessa forma, tomando cuidado para não exagerar no consumo, qualquer pessoa pode utilizá-la em suas refeições. Ademais, a substituição do trigo por quinoa se torna cada vez mais recorrente por ser uma opção saudável.

Para fim, o site Agro Notícias traz o passo a passo de como cozinha a quinoa. Para isso, basta adicionar em uma panela dois copos de água e deixar ferver. Em seguida, coloque uma xícara de quinoa em grão crua com sal a gosto. Por fim, basta deixa ferver por aproximadamente 20 minutos e pode se servir.

Continue vendo: A chicória é diurética e traz muitos outros benefícios para a saúde: veja porque você deve incluí-la em suas refeições

 

 

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.