Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como deixar o quarto mais iluminado? Confira agora essas dicas que podem mudar o ambiente (Reprodução; Pexels)
Como deixar o quarto mais iluminado? Confira agora essas dicas que podem mudar o ambiente (Reprodução; Pexels)

Como deixar o quarto mais iluminado? Confira agora essas dicas que podem mudar o ambiente

Salvador, 29 de junho de 2022, por Elen Camila — Se você precisa de mais iluminação, as luminárias podem trazer o que faltava para o seu quarto. Contudo, apostar na iluminação natural também pode ser uma boa escolha para tornar o quarto iluminado de maneira natural, sustentável e econômica.

O quarto é o ambiente de descanso, de estudo e pode ser até de trabalho para alguns. Por isso, para quem acredita que uma boa decoração é a chave de um ambiente aconchegante, vai adorar essas dicas de como deixar o quarto iluminado, que separamos para você aqui no site do Agro Notícias.

Como deixar o quarto mais iluminado? Confira agora essas dicas que podem mudar o ambiente (Reprodução; Pexels) Como deixar o quarto mais iluminado? Confira agora essas dicas que podem mudar o ambiente (Reprodução; Pexels)

Leia mais: Dicas de como usar LED na decoração sem exageros e não deixar passar da medida; veja
Dicas de como deixar o quarto iluminado
Para quem gosta de objetos de decoração, apostar em luminárias pode ser uma boa escolha. No geral, luminária é o termo usado para se referir a diferentes artigos de iluminação. Assim, para escolher a luminária ideal é necessário visualizar o espaço, a coloração do ambiente e o propósito. Veja abaixo alguns tipos comuns de luminária que podem ser utilizadas para deixar o seu quarto mais iluminado:
Abajur
Esse é um dos tipos mais famosos de luminária. O abajur possui uma proteção que corta a luz direta da lâmpada, iluminando diretamente apenas o que estiver abaixo dele. Por isso, utilize no seu quarto se for direcionar para estudo, leitura ou trabalho. Ele pode ser posicionado acima de uma escrivaninha.
Lustre
O lustre, além de uma famosa luminária, é também um objeto decorativo. O uso do lustre é voltado para quem deseja muita iluminação e uma decoração bem planejada. Por isso, utilize se decoração for o foco do quarto.
Luminária embutida
Essas são as queridinhas. Perfeitas para quem deseja uma decoração minimalista e mais clean. Isso porque a luminária em si, pode nem aparecer, sendo visível apenas a luz que ela emite. Dessa forma, aposte em luminárias embutidas se você deseja um visual elegante e minimalista no quarto.
Luminária pendente
Como o nome deixa claro, essas luminárias são presas ao teto por um fio ou suporte. Dessa forma, são um importante objeto decorativo. Utilize esse tipo de luminária se deseja criar um foco abaixo dela, se quiser chamar a atenção para um móvel, por exemplo.

Além de utilizar as luminárias, você também pode optar por mais luz natural. Cortinas de clores caras, e tons pastéis nas paredes podem ser boas escolhas. Além disso, as cores pastéis transmitem maior aconchego e tranquilidade, auxiliando no bem-estar diário dentro do cômodo.

Veja também: Quer ter plantas no quarto? Veja quais são as melhores espécies para decorar esse ambiente
Qual a melhor luminária para o quarto?
Segundo uma matéria publicada por Dan Novachi, em 15 de janeiro de 2022, no site da UOL, se você deseja deixar o seu quarto iluminado para espaços de trabalho e leitura, é recomendado que utilize luzes de temperatura neutra (branco morno – 4500K), pois, além de possuírem coloração próxima da luz natural, são menos cansativas aos olhos e podem auxiliar na concentração. Por isso, se o seu quarto também é o seu cantinho de estudo ou trabalho, não aposte em lâmpadas muito amareladas.

Em seguida, veja: Papel de parede para o quarto: dicas do profissional de como escolher e aplicar, faça você mesmo!