Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas no quarto (reprodução Canva Pro)
Plantas no quarto (reprodução Canva Pro)

Quer ter plantas no quarto? Veja quais são as melhores espécies para decorar esse ambiente

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Em busca de uma boa decoração para o quarto, as plantas podem servir como uma ótima opção. Além de serem bastante ornamentais, trazendo arborização para o ambiente, beleza e um espaço verde, as plantas no quarto podem melhorar a qualidade do sono e purificar o ar.

Existem infinitas espécies que podem cumprir essa função decorativa, além de agregar com benefícios. Mas, iremos te apresentar cinco opções ideais para seu espaço. Portanto, continue conosco e veja as melhores opções de plantas no quarto para decorar e harmonizar o seu espaço pessoal.

Acesse já: 5 plantas que não devemos ter em casa em hipótese alguma; confira
Gardênia
A Gardenia jasminoides, também conhecida somente por gardênia, é uma planta arbustiva de origem asiática. Com flores brancas, essa planta encanta a todos com a sua beleza delicada e seu perfume floral, sendo uma ótima opção para ornamentar o seu ambiente. A gardênia se dá bem com locais iluminados, mas, sem contato direto com o sol. Sendo, portanto, ideal para quartos com varanda ou janelas, posicionadas em prateleiras e escrivaninhas. Além do seu aspecto visual, essa espécie ajuda a melhorar a insônia, promovendo um sono mais leve e tranquilo. Entretanto, é uma planta tóxica para os animais, deste modo, mantenha longe dos seus pets.
Gerberas
A gerbera, de nome científico Gerbera jamesonii, é uma planta herbácea ornamental de origem sul-africana. São ótimas opções para decoração, uma vez que suas flores podem apresentar tons de amarelo, laranja, branco vermelho, rosa ou roxo, que fazem um contraste harmônico com o ambiente. Para além do seu caráter decorativo, as gérberas são espécies apreciadas pela crença Feng Shui, que afirmam que essa planta pode trazer o reequilíbrio das energias e suas cores podem afetar as emoções.

Desse modo, unindo a crença ao estilo, você pode apostar nas gardênias para criar uma linda decoração no seu quarto, evitando um espaço monocromático. Ademais, elas aumentam sua produção de oxigênio durante a noite, promovendo uma melhor qualidade do sono.

Confira também: Nunca foi tão fácil plantar lavanda quanto agora; confira esse passo a passo descomplicado para te ajudar
Lavanda
A Lavandula, conhecida popularmente por Lavanda ou alfazema, é uma planta florífera originária da região mediterrânea. É uma espécie conhecida por suas flores roxas ideais para decorar qualquer espaço, além do seu perfume característico bastante apreciado. Ademais, seu aroma também tem propriedades que proporcionam a sensação de tranquilidade, melhorando a saúde emocional, trazendo mais bem-estar e diminuindo a agitação.

Desse modo, para além da decoração, as lavandas são ideais para trazer uma sensação de relaxamento. Assim, aposte em colocar alguns vasos da planta no seu espaço pessoal, principalmente você que possui uma rotina corrida e estressante. Essas lindas flores roxas irão servir como uma terapia. Entretanto, também se trata de uma espécie tóxica para cães e gatos, logo, mantenha-as longe dos bichinhos.

Plantas no quarto (reprodução Canva Pro) Plantas no quarto (reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz
De acordo com Aline Melo, em colaboração com o site Globo.com, em 11de agosto de 2020, o lírio-da-paz é uma aliada para a decoração de quartos no geral. A Spathiphyllum waliisii, também conhecida por lírio-da-paz, é uma planta herbácea originária da América do Sul, com folhas verde-escuras e flores em brancas em formas de espada. Desse modo, seu contraste de cores trazem um lindo caráter ornamental para o espaço, adaptáveis em locais com pouca luz.

Ademais, são plantas purificadoras de ar e conseguem aumentam a umidade do ar em até 5%, deixando-o mais fresco e agradável. Todavia, por possuir oxalato de cálcio também são plantas tóxicas para os pets.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado com as melhores espécies de plantas para agregar com a decoração do ambiente. Ademais, que as plantas no quarto também te ajudem a proporcionar um espaço agradável para o sono e de bem-estar para o dia a dia.

Não deixe e ver: Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.