Como evitar o bicho da goiaba na sua plantação: confira esses truques e evite esse problema

Salvador, 12 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você costuma encontrar bicho da goiaba em suas frutas? Essa é uma situação comum, mas, ao mesmo tempo, extremamente desagradável, visto que interfere diretamente nas condições sanitárias do fruto. Contudo, como evitar a ocorrência dessa praga na sua frutífera?

O bicho da goiaba, na verdade, corresponde a pequenas larvas de um inseto-praga conhecido como mosca da fruta. Assim, eles costumam utilizar os frutos como alimento e meio de reprodução. Confira aqui, no Agro Notícias, algumas maneiras simples de evitar esse problema e salve suas goiabas desse destino cruel.

Continue lendo: Conheça 3 espécies frutíferas que dão frutos rápido e aprenda a cultivá-las no quintal

Bicho da goiaba (Fonte: iStock) Bicho da goiaba (Fonte: iStock)
Mosca da fruta ou bicho da goiaba?
Como dito, essa praga que assola suas goiabas consiste nas larvas das moscas da fruta que formam galerias na polpa. As fêmeas dos insetos adultos são capazes de furar os frutos e depositar seus ovos lá dentro. Desse modo, as larvas começam a se desenvolver se alimentando das goiabas, de dentro pra fora, até despontarem da fruta antes da fase de pupa.

Esse ciclo biológico pode trazer grandes prejuízos para a produção de goiaba. Afinal, os resultados são frutos com amadurecimento precoce, deformados, com alteração do sabor e textura chegando, muitas vezes, a apodrecer. Ademais, é comum que eles caiam do pé muito antes da hora.

Veja, também: Quer plantar goiabeira, mas não sabe por onde começar? Confira essas super dicas e veja como ficou fácil
Como evitar bicho nas frutas
Existem diversas formas de contornar este problema. Você pode focar no controle ou destruição dos insetos adultos, investindo seus esforços em iscas, armadilhas ou na inserção de predadores naturais. Logo, reduzindo a população desses bichos, é possível diminuir os casos de larvas nas frutas.

Se você possui mais de um cultivo, fora o da goiaba, é importante se atentar também ao ciclo de frutificação dessas espécies. Frutíferas com ciclos muito diferentes permitem que as moscas das frutas sempre tenham alimento disponível para se reproduzirem e, dessa forma, elas conseguem se espalhar.

Entretanto, a melhor forma de evitar bicho da goiaba é proteger o fruto do ataque dos indivíduos adultos, através da criação de uma barreira. Segundo João Mathias, em matéria para a revista Globo Rural, em 07 de novembro de 2014, você pode ensacar as suas goiabas quando elas atingirem de dois a três centímetros, projetando um bloqueio para os frutos.

Para isso, utilize papel parafinado ou manteiga, fazendo um pequeno furo no fundo do saco para que a fruta não sofra com a umidade em excesso. Assim, o desenvolvimento vai prosseguir, mas, as moscas da fruta não terão acesso a ela, evitando todos os danos que o bicho da goiaba provoca.

Confira a seguir: Saiba como combater a mosca da fruta e descubra quais são as espécies mais atacadas por elas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais