Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Fortalecer as unhas (reprodução Canva Pro)
Fortalecer as unhas (reprodução Canva Pro)

Confira 3 dicas caseiras para fortalecer as unhas; veja como é fácil

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – O pior pesadelo para quem gosta de suas unhas saudáveis e bonitas é quando elas se tornam fracas por diversos fatores. Elas podem se tornar mais frágeis por problemas de saúde, falta de vitaminas e minerais, ausência de cuidados, produtos químicos e muito mais. Todavia, existem algumas dicas de como contornar a situação e fortalecer as unhas de forma simples e prática.

Portanto, reunimos para você, em nossa matéria, 3 dicas caseiras para fortalecer as unhas, com ingredientes que você provavelmente tem em sua casa. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os ajude a manter as unhas fortes e saudáveis gastando pouco.

Acesse já: Como limpar os cantinhos das unhas sem machucar? Dicas que a manicure me ensinou
Fortalecedor de unha à base de cravo e alho
Assim, de acordo com o site Globo em 03 de junho de 2020, a primeira dica se trata de uma base fortalecedora utilizando apenas cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) e alho (Allium sativum). Ambos os insumos possuem propriedades que vão proporcionar o fortalecimento das unhas em algumas semanas.

Portanto, pegue um esmalte transparente para servir de base para a receita, 1 dente de alho ralado e 7 cravos. Desta maneira, acrescente o alho amassado dentro do esmalte base junto com os cravos, deixando descansar por pelo menos 1 dia e já estará pronto para o uso. Aplique, portanto, o esmalte nas unhas 3 vezes na semana, evitando pintar as unhas com outro esmalte.
Base fortalecedora com óleo essencial de alecrim e melaleuca
Outra receita de base fortalecedora para melhorar a saúde das unhas pode ser feita à base de óleos essenciais. Esses óleos são compostos naturais extraídos de flores, folhas frutos ou raízes de plantas. são bastante concentrados e com propriedades medicinais.

Oóleo de alecrim (Salvia rosmarinus), por exemplo, é benéfico, pois estimula o crescimento das unhas enquanto as fortalecem. Por outro lado, o óleo essencial de melaleuca (tea tree) possui propriedades antibactericidas e antifúngicas, ajudando a tratar as unhas, deixando-as mais saudáveis.

Desse modo, para realizar a receita, você precisará também de uma base incolor, 4 gotas de óleo essencial de melaleuca e 4 gotas de óleo essencial de alecrim. Acrescente, então, as gostas desses óleos diretamente na base incolor e misture bem. Deixe a mistura descansar por cerca de 1 dia e aplique nas suas unhas duas vezes na semana.

Veja também: Seca esmalte em 30 segundos: confira já como fazer o seu e nunca mais saia com unhas borradas

Fortalecer as unhas (reprodução Canva Pro) Fortalecer as unhas (reprodução Canva Pro)
Tratamento à base de óleo de amêndoa e oliva
Conjuntamente com o primeiro método e o segundo, você pode aderir ao tratamento ungueal feito a partir de um mix de óleos, que ajudam a fortalecer as unhas. Assim, você precisará somente de 2 colheres de óleo de amêndoas e 2 colheres de azeite de oliva.

Logo, O preparo é bem simples. Apenas misture os dois ingredientes em um recipiente. Para a aplicação, você precisará encharcar pedaços de algodão e colocar por cima das unhas por 30 minutos. Além disso, você pode mergulhar suas unhas também no recipiente com o mix de óleos deixando-as de “molho” por 30 minutos todas as noites.
Dicas extras para manter as unhas saudáveis
Para além das receitas caseiras, de forma que as unhas ganhem um aspecto forte e saudável, você também precisa de certos cuidados. Um dos principais é deixar a unha “respirar”, ou seja, deixe-as sem esmalte por pelo menos uma semana. Isso fará com que elas possam se recuperar bem.

Ademais, corte-as com regularidade, isso permitirá que elas cresçam sem irregularidades a aparência. Mantenha também uma rotina de hidratação de suas unhas, podendo utilizar o método com os óleos ou hidratantes também, que vão fortalecer as cutículas e, consequentemente, proporcionar saúde às unhas.

Falando em cutículas, evite também retirá-las, uma vez que formam a barreira protetora da unha, protegendo contra fungos e infecções. Por último, mas não menos importante, é necessário cuidar das unhas de dentro para fora. Ou seja, mantenha uma alimentação saudável e balanceada, o que proporcionará os nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento ungueal.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado com dicas caseiras de como fortalecer as unhas com praticidade e de forma eficaz. Ademais, que você siga também as outras dicas de modo que tenha sempre unhas bonitas e saudáveis.

Confira agora: Dicas para amenizar o problema de frizz no cabelo em casa; confira e faça hoje mesmo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.