Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
5 opções de farinhas para substituir o trigo; ótima sugestão para quem quer ter uma alimentação mais saudável, veja! (Imagem: Pexels)
5 opções de farinhas para substituir o trigo; ótima sugestão para quem quer ter uma alimentação mais saudável, veja! (Imagem: Pexels)

5 opções de farinhas para substituir o trigo; ótima sugestão para quem quer ter uma alimentação mais saudável, veja!

Salvador, 20 de junho de 2022, por Beatriz Maciel – Ter uma alimentação saudável está mais fácil do que você imagina. Atualmente, nos mercados, existem uma variedade de produtos que podem substituir os produtos convencionais que fazem as receitas serem menos saudáveis. Um exemplo disso é a farinha de trigo. Por isso, nós do Agro Notícias viemos te dar 5 dicas de farinhas para substituir o trigo.

Substituir o trigo em suas receitas pode ser algo benéfico para o seu corpo, pois o trigo possui uma alta quantidade de glúten e fermentos que podem causar uma série de doenças. A diabetes é um exemplo de doença que o trigo pode causar se ingerido em grandes quantidades, pois o trigo possui uma alta taxa de carboidrato que aumenta a taxa de açúcar no sangue.

Veja agora: Conheça os benefícios da farinha de berinjela e algumas dicas de como adicioná-la a sua rotina alimentar.

5 opções de farinhas para substituir o trigo; ótima sugestão para quem quer ter uma alimentação mais saudável, veja! (Imagem: Pexels) 5 opções de farinhas para substituir o trigo; ótima sugestão para quem quer ter uma alimentação mais saudável, veja! (Imagem: Pexels)
O que posso usar para substituir a farinha de trigo?
Existe uma variedade de farinhas que são utilizadas para substituir o trigo. Com o surgimento de novas tecnologias foi possível o estudo de algumas propriedades de certos alimentos e, consequentemente, a possibilidade transformar esses alimentos em farinhas para a criação de receitas mais saudáveis.

Conforme matéria feita por Thais Szegö para o site UOL, no dia 18 de março de 2019, uma das melhores farinhas para substituir o trigo é a farinha de linhaça. Segundo a matéria, a farinha de linhaça é uma fonte rica em fibras. Ademais, é rica em ômega 3 que é um tipo de gordura boa para o funcionamento do coração. No entanto, a farinha de linhaça é um pouco mais cara do que a farinha de trigo.

Além do indicado por Thais, outros tipos de farinhas vêm fazendo sucesso nos mercados. Adeptos de veganismo, por exemplo, usam muito esses tipos de farinhas, pois algumas não precisam de combinação com outro ingrediente de origem animal para proporcionar uma alimentação boa e saborosa. São elas:

Farinha de aveia;
Farinha de amêndoas;
De chia;
De centeio;
Farinha de quinoa.

Leia também: Descubra a melhor forma de aproveitar o caroço de abacate para fazer uma farinha saborosa e cheia de nutrientes; confira.
Como substituir a farinha de trigo?
A farinha de trigo é comumente utilizada para fazer bolos e pães. Assim, se você deseja substituir o trigo nessas receitas, saiba que não há muitas dificuldades. Basta seguir o mesmo processo de uma receita normal. Um bolo feito com farinha de arroz, por exemplo, leva os mesmos ingredientes e quantidades de uma receita feita com farinha de trigo. Assim, substitua o trigo por opções mais saudáveis e tenha uma alimentação mais equilibrada.

Ademais, veja: Bichinhos na farinha de trigo? Veja o que é, como eliminar e por que eles aparecem.