Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Instalar gás de cozinha (Reprodução: iStock)
Instalar gás de cozinha (Reprodução: iStock)

Confira esse passo a passo para instalar gás de cozinha no fogão; faça tudo certo e evite riscos

Salvador, 18 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Os cuidados necessários ao trocar um botijão são vários e importantes. Assim, para instalar o gás de cozinha em sua casa é necessário muita atenção e cuidado. É preciso estar sempre atento aos detalhes, para evitar acidentes de vazamento. Por isso, saber algumas dicas de segurança na hora da instalação pode salvar a sua vida.

Por isso, com a ajuda do Agro Notícias, vamos mostrar de forma segura, todo o passo a passo para se instalar o gás de cozinha. Assim, você terá a sua independência na hora de trocar o gás e poderá fazer essa tarefa sem risco ou medo de que alguma coisa ou acidente aconteçam.

Veja, também: Quem avisa amigo; veja o que você não pode esquecer na hora de reformar a cozinha

Instalar gás de cozinha (Reprodução: iStock) Instalar gás de cozinha (Reprodução: iStock)
Como instalar o gás no fogão
A explosão de um botijão de gás é uma coisa que ninguém quer ter. Entretanto, esse é um acontecimento hipotético, já que o botijão não explode. Afinal, existe uma válvula de alívio de pressão interna que evita ocorrências como essas. Assim, o problema acontece, na verdade, pela grande quantidade de gás que fica no ambiente. Nesse caso, quando alguém acende um fósforo ou algo que solte uma faísca é que pode gerar acidentes.

A fim de evitar problemas como esses, a primeira coisa que você precisa saber é qual o tipo do seu fogão. É o que explica uma matéria do Magazine. Existem diferenças entre instalar um fogão que usa gás encanado e um que usa o botijão. Por isso, fique bem atento aos tipos e características do seu modelo.

Com esse detalhe em mente, agora é só realizar a parte prática para instalar o seu gás de cozinha. É muito simples. Confira então, todos os detalhes no passo a passo abaixo:

1. Primeiro, feche o registro regulador da mangueira, ele é o responsável abrir caminho para a saída de gás;

2. Depois, retire o lacre e leia atentamente a cartela de instruções do seu botijão;

3. Por último, coloque o regulador no novo botijão sem o uso de ferramentas. Ao instalar o regulador na válvula do botijão, gire a alavanca para a direita até ficar bem firme.

E, pronto! Com isso, a sua instalação está feita. Ademais, fique atento. Dê preferência para os locais arejados e com muita ventilação. Mantenha o gás sempre em um local com as janelas abertas e com uma boa circulação de ar.

Confira, também: Retirar mancha de gordura da parede da cozinha nunca foi tão fácil: confira essas dicas que preparamos para você
Cuidados que você deve ter na instalação
No fim das contas, com gás não se brinca. Depois de realizar todo o procedimento, é bom ter a atenção de algumas coisas após a instalação. Assim, para evitar os possíveis acidentes confira, então, os cuidados que você deve ter quando for instalar o seu gás. Acabando de vez com a preocupação de algo ter dado errado.
Adaptadores
Se o seu fogão a gás tive o acendimento elétrico, você também vai precisar prestar atenção na tomada utilizada. Por isso, evite usar adaptadores, benjamins ou extensões pra esses eletrodomésticos. O melhor para evitar esse tipo de coisa é conectá-lo diretamente à tomada.

Esses adaptadores podem gerar faíscas ou até mesmo derreter com o calor, causando curtos-circuitos que são perigosos para a sua casa. Além do seu fogão queimar, há também o perigo de soltar faíscas e até mesmo de causar um incêndio quando essas tomadas não são bem feitas.
Use o olfato
Sentir o cheiro de gás pode salvar muito a sua pele. Não deixe de usar o bom e o velho nariz para sentir se tem algum gás vazando. Assim, caso perceba, não ligue o fogão.

Uma dica simples nessas horas, é toda vez que terminar de instalar o gás de cozinha, passar um pouquinho de sabão com uma esponja em volta da parte que liga o botijão com a válvula. Dessa forma, caso tenha a formação de bolhas, é sinal de que há algo errado com a instalação e tem um vazamento ali!

Ademais, veja também: Veja como limpar o armário de cozinha; veja essas dicas e nunca mais passe sufoco