Óleo de coco ou banha de porco: qual é o melhor para fritura? Confira aqui

Descubra já a composição destas gorduras e acabe de vez com suas dúvidas de qual melhor opção para suas frituras

Salvador, 07 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. Na hora de fritar os alimentos sempre surge a dúvida de qual gordura causa menos impacto à saúde, visto que são fonte de lipídeos e calorias. Dessa forma, é preciso analisar diversos aspectos sobre a composição destes óleos, de modo a obter uma resposta final. Portanto, descubra agora em nossa matéria qual a melhor opção para encaixar no seu dia a dia, se é o óleo de coco ou a banha de porco.

Antes do aumento da popularidade dos óleos vegetais de mercado, a banha de porco era a opção mais utilizada, principalmente, pelos mais velhos. Por outro lado, o óleo de coco passou a ganhar visibilidade ao passar dos anos devido à sua fama de ser um aliado à saúde. Mas, será que as opiniões dos especialistas ainda se mantêm sobre estes óleos? Confira já em nossa matéria, entre óleo de coco ou a banha de porco, qual é a mais indicada.

Veja agora: Farinha de maracujá com a casca; veja como fazer e desfrutar dos benefícios

Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro) Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro)
Gorduras saturadas e o colesterol
Antes de tudo, precisamos entender a correlação entre as gorduras saturadas presentes nestes óleos e o colesterol do nosso organismo. Primeiramente, o colesterol é composto por ácidos graxos produzido pelo fígado e é um componente essencial para a membrana das células. Portanto, está presente em todo o corpo e nos nossos órgãos e o organismo utiliza este acido graxo para a produção de hormônios.

Entretanto, cerca de 30% do colesterol é obtido através da alimentação, sendo que o consumo de dietas ricas em gorduras saturadas e trans pode ser prejudicial. Isto ocorre, pois, com isso, existe o aumento indesejado do LDL, conhecido também por “colesterol ruim”, que causa enfermidades. Assim, o nível elevado de LDL no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC) devido ao acúmulo deste composto nas artérias.
Óleo de coco ou banha de porco: qual o melhor?
Após entender os malefícios que as gorduras saturadas podem trazer ao corpo e a manutenção da saúde, é hora entender a composição das duas opções. Portanto, entenda quais aspectos observar na hora de escolher entre as duas opções de modo a selecionar a melhor fonte para seus preparos.
Óleo de coco
Conforme o relatório emitido pela Associação Americana do Coração, o óleo do Cocos nucifera, conhecido por coco, pode aumentar o colesterol ruim. Assim, é visto que o derivado deste fruto possui cerca de 82% de gorduras saturadas em sua composição.

Ademais, possui um menor ponto de fumaça, que é quanto tempo a gordura fica em altas temperaturas sem a formação de substâncias toxicas. Logo, o óleo de coco pode não ser uma opção tão ideal assim ao pensarmos na saúde do nosso organismo.
Banha de porco
Por outro lado, conforme O globo, em 27 de maio de 2019, a banha de porco possui uma composição diferente. Esta gordura contém cerca de 40% de gorduras saturadas e o resto são compostas de mono e poli insaturadas.

Além disso, estes outros 60% de lipídeos, são considerados benéficos para o organismo, pois podem ajudar a diminuir o nível de colesterol ruim. Portanto, a banha de porco pode ser mais benéfica para o consumo se comparada a composição do óleo de coco, desde que consumida com equilíbrio.

Acesse agora: Recomendação de adubação para limão-taiti; veja qual é a melhor opção para adubar o limoeiro
Como fazer banha de porco em casa
Existem diversas opções de banha nos supermercados, mas, você também pode optar por produzir a sua em casa para nunca faltar. O preparo é muito simples e você pode aproveitar o toicinho que sobra do bacon, veja abaixo os ingredientes:

1 kg de toicinho de porco;
1 colher de sopa de sal (opcional).

Para preparar, corte o toicinho em cubos ou fatias e leve ao fogo sem nenhuma adição de óleos, pois durante o processo, a gordura começará a derreter. Assim, permaneça mexendo quando necessário. Então, quando o toicinho estiver bem frito, retire-o da panela e reserve. Por fim, o líquido que permanece na panela é a própria banha, agora é só deixar esfriar totalmente e guardar.

Portanto, nós, do portal Agro Noticias, esperamos que você tenha aprendido quais as principais diferenças na composição dos dois óleos. Ainda, que você saiba escolher entre o óleo de coco ou a banha de porco para ser um aliado a sua saúde até na hora de fazer suas frituras.

Veja e se surpreenda: Quais os benefícios de suco de mamão com limão? Consuma agora

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais