Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro)
Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro)

Óleo de coco ou banha de porco: qual é o melhor para fritura? Confira aqui

Salvador, 07 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. Na hora de fritar os alimentos sempre surge a dúvida de qual gordura causa menos impacto à saúde, visto que são fonte de lipídeos e calorias. Dessa forma, é preciso analisar diversos aspectos sobre a composição destes óleos, de modo a obter uma resposta final. Portanto, descubra agora em nossa matéria qual a melhor opção para encaixar no seu dia a dia, se é o óleo de coco ou a banha de porco.

Antes do aumento da popularidade dos óleos vegetais de mercado, a banha de porco era a opção mais utilizada, principalmente, pelos mais velhos. Por outro lado, o óleo de coco passou a ganhar visibilidade ao passar dos anos devido à sua fama de ser um aliado à saúde. Mas, será que as opiniões dos especialistas ainda se mantêm sobre estes óleos? Confira já em nossa matéria, entre óleo de coco ou a banha de porco, qual é a mais indicada.

Veja agora: Farinha de maracujá com a casca; veja como fazer e desfrutar dos benefícios

Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro) Óleo de coco ou banha de porco (reprodução Canva Pro)
Gorduras saturadas e o colesterol
Antes de tudo, precisamos entender a correlação entre as gorduras saturadas presentes nestes óleos e o colesterol do nosso organismo. Primeiramente, o colesterol é composto por ácidos graxos produzido pelo fígado e é um componente essencial para a membrana das células. Portanto, está presente em todo o corpo e nos nossos órgãos e o organismo utiliza este acido graxo para a produção de hormônios.

Entretanto, cerca de 30% do colesterol é obtido através da alimentação, sendo que o consumo de dietas ricas em gorduras saturadas e trans pode ser prejudicial. Isto ocorre, pois, com isso, existe o aumento indesejado do LDL, conhecido também por “colesterol ruim”, que causa enfermidades. Assim, o nível elevado de LDL no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC) devido ao acúmulo deste composto nas artérias.
Óleo de coco ou banha de porco: qual o melhor?
Após entender os malefícios que as gorduras saturadas podem trazer ao corpo e a manutenção da saúde, é hora entender a composição das duas opções. Portanto, entenda quais aspectos observar na hora de escolher entre as duas opções de modo a selecionar a melhor fonte para seus preparos.
Óleo de coco
Conforme o relatório emitido pela Associação Americana do Coração, o óleo do Cocos nucifera, conhecido por coco, pode aumentar o colesterol ruim. Assim, é visto que o derivado deste fruto possui cerca de 82% de gorduras saturadas em sua composição.

Ademais, possui um menor ponto de fumaça, que é quanto tempo a gordura fica em altas temperaturas sem a formação de substâncias toxicas. Logo, o óleo de coco pode não ser uma opção tão ideal assim ao pensarmos na saúde do nosso organismo.
Banha de porco
Por outro lado, conforme O globo, em 27 de maio de 2019, a banha de porco possui uma composição diferente. Esta gordura contém cerca de 40% de gorduras saturadas e o resto são compostas de mono e poli insaturadas.

Além disso, estes outros 60% de lipídeos, são considerados benéficos para o organismo, pois podem ajudar a diminuir o nível de colesterol ruim. Portanto, a banha de porco pode ser mais benéfica para o consumo se comparada a composição do óleo de coco, desde que consumida com equilíbrio.

Acesse agora: Recomendação de adubação para limão-taiti; veja qual é a melhor opção para adubar o limoeiro
Como fazer banha de porco em casa
Existem diversas opções de banha nos supermercados, mas, você também pode optar por produzir a sua em casa para nunca faltar. O preparo é muito simples e você pode aproveitar o toicinho que sobra do bacon, veja abaixo os ingredientes:

1 kg de toicinho de porco;
1 colher de sopa de sal (opcional).

Para preparar, corte o toicinho em cubos ou fatias e leve ao fogo sem nenhuma adição de óleos, pois durante o processo, a gordura começará a derreter. Assim, permaneça mexendo quando necessário. Então, quando o toicinho estiver bem frito, retire-o da panela e reserve. Por fim, o líquido que permanece na panela é a própria banha, agora é só deixar esfriar totalmente e guardar.

Portanto, nós, do portal Agro Noticias, esperamos que você tenha aprendido quais as principais diferenças na composição dos dois óleos. Ainda, que você saiba escolher entre o óleo de coco ou a banha de porco para ser um aliado a sua saúde até na hora de fazer suas frituras.

Veja e se surpreenda: Quais os benefícios de suco de mamão com limão? Consuma agora

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.