Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cravo de jardim (reprodução Canva Pro)
Cravo de jardim (reprodução Canva Pro)

Aprenda a plantar cravo de jardim e seu quintal nunca mais será o mesmo

Salvador, 8 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. A Dianthus caryophyllus , conhecida popularmente por cravo de jardim, é uma planta herbácea perene originária na região mediterrânea. Essa espécie gera lindas flores amplamente utilizadas para ornamentações de ambiente, decorações de igrejas em casamentos e espaços de mais requinte.

Assim, suas folhas apresentam uma cor verde-acinzenta e flores de diversas tonalidades, incluindo o rosa, vermelho, branco amarelo e laranja, que exalam um aroma contagiante. Apesar de serem cultivadas para o mercado como flor de corte, você também pode ter o cravo de jardim dando mais vida ao seu canteiro. Portanto, aprenda agora todas as dicas de como manejar essa linda espécie.

Acesse agora: Como cultivar lavanda no vaso? Veja mais sobre essa planta incrível
Escolha da localização
O primeiro passo essencial para garantir que seu craveiro se desenvolva é saber escolher o local ideal para o plantio. É verdade que esse cultivo se desenvolve bem em diferentes ambientes, todavia, são necessárias algumas exigências como a localização. Portanto, sua planta deve estar posicionada no lugar com maior incidência solar, seja no quintal ou no interior de casas, como varandas ou próximas à janela.
Plantio por semeadura
Existem diversos métodos para o cultivo do cravo, e um deles é optar pela semeadura. Assim, as sementes podem ser dispostas no local definitivo ou em sementeiras. Portanto, ponha-as com meio centímetro de profundidade (0,5 cm) no solo e com 10 cm de distância entre elas, que é o ideal para o seu desenvolvimento. Assim, em condições ideais, as sementes germinam em até três semanas. Após, o transplante das mudas do craveiro pode ser realizado quando a planta atingir de 5 a 8 cm de altura.
Plantio por muda
Por outro lado, você pode escolher o método utilizando as mudas da flor do cravo. Dessa maneira, você precisará unicamente escolher um galho do craveiro que seja forte e saudável. Realize, então, o corte pela base e, depois, realize o plantio novamente.

Além disso, de acordo com João Matias, em colaboração com o site Globo Rural, em 02 de dezembro de 2013, a mudança deve ser feita para o local definitivo na formação de raízes. Dessa forma, quando as plântulas (plantas recém germinadas) formarem uma boa quantidade dessas raízes e adquirirem três folhas, você poderá realizar o transplante.

Confira também: Ainda não sabe plantar um botão de rosa? Esse guia completo é tudo que você precisa ver

Cravo de jardim (reprodução Canva Pro) Cravo de jardim (reprodução Canva Pro)
Solo e adubação
Ademais, o solo adequado para o desenvolvimento do craveiro é um solo drenado e neutro. Deve também ser leve, fértil, com pH entre 6,6 e 7,5, além de necessitar de matéria orgânica. Porém, a adubação deve se realizada apenas quando necessário e durante o período de floração.

Ainda, é importante evitar os fertilizantes à base de amônia. Nesse caso, você pode optar por fertilizantes caseiros, como húmus de minhoca, compostagem, adubação com borra de café ou esterco curtido. Caso escolha os de mercado, opte por opções orgânicas como farinha de ossos ou tortas de mamona, por exemplo.
Clima e iluminação
O craveiro é uma planta que melhor se adapta em climas mais amenos, uma vez que tem sua origem na região mediterrânea. Assim, elas pedem temperaturas entre 15 a 20 °C em períodos de germinação. Caso você more em regiões mais quentes, não se preocupe, você pode plantar seu craveiro em meses mais frios, como no outono ou no inverno e, ainda assim, irão se desenvolver.

Já em relação à iluminação, como mencionado anteriormente, o cultivo precisa estar posicionado em um local com exposição direta do sol. Assim, mantenha seu cravo de jardim com exposição média de 04 horas ao sol, preferindo os raios da manhã ou do final da tarde; os menos agressivos. Além do mais, a rega deve ser feita de modo que o solo fique levemente úmido, mas não encharcado, para não haver apodrecimento das raízes.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você, agora, saiba o passo a passo para cultivar o cravo de jardim em seu canteiro. Portanto, siga todas as nossas dicas para que você possa ter lindas flores, de variadas cores, ornamentando o seu ambiente.

Veja: Como cultivar hortência? Aprenda também seus usos e perigos de consumo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.