Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático (Reprodução: Pexels)

Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático

Salvador, 9 de junho de 2022, por Elen Camila — As plantinhas que precisam de um pouco menos de cuidado estão fazendo sucesso no cotidiano das pessoas que moram em apartamentos e casas sem quintal, ou também, aquelas que possuem uma rotina corrida. Isso porque as suculentas e os cactos são exemplos dessas plantas práticas para se ter em casa. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar como cuidar de suculentas.

As suculentas podem ser reconhecidas como as plantas que possuem a raiz, o talo ou as folhas mais grossas para que a água seja armazenada. Com essa propriedade, elas não precisam de rega como as outras plantas, já que essa reserva de água permite que as suculentas possam residir em locais secos e de baixa umidade. Por isso, cuidar de suculentas pode ser uma tarefa mais fácil do que aparenta.

Leia mais: Paixão à primeira vista! Conheça 4 suculentas exóticas que deixam qualquer ambiente mais aconchegante e sofisticado

Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático (Reprodução: Pexels) Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático (Reprodução: Pexels)
Como cuidar de suculentas?

Embora se necessite de poucos cuidados, algumas ações são necessárias para que se tenha suculentas saudáveis. Segundo matéria de Carlos Yukio, no dia 08 de junho de 2020, no site do UOL, sobre como cuidar de suculentas, é necessário que se façam presentes os seguintes cuidados:

Pouca rega

Não adicione muita água nas suas suculentas, elas possuem uma reserva natural de água em seus caules e folhas! Dessa forma, regue apenas num período a cada 4 dias, e elas crescerão saudáveis e bonitas. Contudo, se a sua água contiver muito tártaro e sal em sua composição, isso será um fator negativo que poderá comprometer o crescimento da sua suculenta. Por isso, opte sempre por água purificada.

Veja também: Quer renovar o quintal? Veja 3 excelente opções de suculentas bonitas e fáceis de cuidar

Evite fungos

A maioria dos fungos não são boas companhias para qualquer planta! Por isso, evite sempre o seu aparecimento. Coloque as suas suculentas em vasos com pequenos furos embaixo para permitir a saída da água prevenir o aparecimento de fungos. Além disso, no outono e inverno, regue apenas a cada 15 dias.

Troque o vaso

Nas estações quentes, troque o vaso da sua plantinha por um vaso maior. Isso vai permitir que ela cresça até o tamanho que você permitir. É importante que o vaso tenha furos embaixo para permitir a ventilação nas raízes.

Observe a movimentação

Se a sua suculenta se estica muito e parece estar crescendo, ela pode estar possuindo esse comportamento com a finalidade de receber raios solares. Por isso, esse pode ser um indicativo de que ela não está recebendo luz o suficiente, então mova o vaso para outro lugar mais iluminado.

Verifique a coloração

Suculentas que perdem a coloração podem ficar amareladas e com o caule mais fraco. Tente mover o vaso para um local onde elas recebam maior incidência solar, contudo, não diretamente, ou podem secar. Uma suculenta saudável floresce uma vez por ano, caso isso não ocorra, ela pode estar recebendo pouca luminosidade para finalizar a fotossíntese.

Cuide do solo

Suculentas não devem ser plantadas em solo comum. Para o seu bom desenvolvimento deve ser adicionado um substrato orgânico, como um adubo fortalecido. Você pode aplicar o adubo no verão, e não se assuste se algumas folhas caírem, pois, esse é um processo natural.

Como criar um jardim de suculentas?

Agora que você sabe como cuidar de suculentas, você já está apto para iniciar o seu jardim. Para isso, é necessário retirar uma folha saudável de uma de suas plantinhas e deixá-la secar ao sol por 3 dias. Posteriormente, coloque a folha em um substrato orgânico, como adubo, e regue dia sim e dia não até você observar o aparecimento de raízes.

Em seguida, veja: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta