Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal - Foto: Pexels
Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal - Foto: Pexels

Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal

Quatis, 9 de junho de 2022, por Denise Bamonte – Se você gosta de conhecer espécies novas e ficar por dentro das variantes que a natureza tem a oferecer, continue lendo. Hoje, no Agro Notícias conheceremos em profundidade a flor-dente-de-leão e seus benefícios.

Talvez você não conheça essa planta pelo nome, mas, com certeza já a deve tê-la visto em espaços abertos crescendo generosamente. Confira a seguir mais detalhes sobre a flor-dente-de-leão e se pode ser ingerida ou não.

Veja também: Como cuidar da planta rosa-do-deserto? Aprenda em 3 passos e veja sua planta florir como nunca antes

Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal - Foto: Pexels Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal – Foto: Pexels
Flor dente-de-leão é comestível
Apesar de se conhecê-la por uma variedade de nomes, com certeza, dente-de-leão é a mais popular de todas. Essa planta tem flores amarelas com centenas de pétalas pequenas e sementes que costumam voar com o vento.

De acordo com matéria do site Ecycle, feita por Stella Legnaioli, a flor dente-de-leão pode ser consumida sem nenhum tipo de problema, já que é considerada uma planta alimentícia não convencional. Essa é uma excelente notícia já que, em nosso país, ela cresce abundantemente em qualquer tipo de solo sem precisar de muitos cuidados ou manutenção.

Entretanto, é uma espécie que gosta de luz solar direta na maior parte do dia e que tem um ciclo de vida singular. Suas folhas vão caindo naturalmente e, no final do processo, é possível ver a flor se desfazendo de um jeito muito bonito.

Leia: Conheça a flor bonequinha: tudo que precisa saber sobre essa bela e diferente espécie
Para que serve a flor dente-de-leão
A flor conta com várias propriedades medicinais que foram descobertas pelas populações orientais ao longo da história. Segundo estudos, o extrato da folha da planta é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Ou seja, em contato com o organismo a flor dente-de-leão ajuda a reduzir as células cancerosas presentes em regiões como a mama e a próstata. Além disso, o extrato também minimiza os sintomas e danos no fígado causados pelo excesso de álcool ao longo do tempo. Por fim, possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam dores físicas como febre, inflamações e indisposição.

Agora que você já sabe tudo sobre a flor-dente-de-leão, é hora de incorporá-la no seu quintal e aproveitar os benefícios. Então, se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar as outras matérias com assuntos similares.

Confira também: Confira 3 famosas flores comestíveis e saiba como utilizá-las em seus pratos