Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Vamos fazer uma jardineira de pneu? Veja como é fácil, prático e muito lindo - Reprodução: Canva Pro
Vamos fazer uma jardineira de pneu? Veja como é fácil, prático e muito lindo - Reprodução: Canva Pro

Vamos fazer uma jardineira de pneu? Veja como é fácil, prático e muito lindo

São João do Paraíso, 05 de junho de 2022, por Ana Meireles – Você sabia que dá para fazer uma linda jardineira de pneu usado ao invés de simplesmente jogá-lo fora? Pois bem, continue até o final para aprender como desenvolver essa atividade que, além de terapêutica, é sustentável.

Como bem disse Lavoisier: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Partindo desse pressuposto, construir uma jardineira de pneu é uma das formas mais delicadas de evitar que um material tão prejudicial para o meio ambiente seja descartado por aí. Para tanto, veja a seguir um passo a passo simples, que o Agro Noticias, separou para te ensinar.

Veja também: O que plantar no galão de água de 20 litros? Faça sua hortinha em casa sem dificuldade, confira

Vamos fazer uma jardineira de pneu? Veja como é fácil, prático e muito lindo - Reprodução: Canva Pro Vamos fazer uma jardineira de pneu? Veja como é fácil, prático e muito lindo – Reprodução: Canva Pro
Como fazer uma jardineira usando pneu
A princípio, fazer canteiros reciclando, é uma das formas de diminuir a quantidade exorbitante de pneus velhos que são jogados nos rios e lixões todos os anos, conforme explica Luana Moraes, em um conteúdo publicado no Tecno Notícias, em 16 de novembro de 2021. Sendo assim, conheça todos os materiais que você precisará para realizar esse trabalho.

Pneu;
Estilete;
Saco grande de nylon;
Substrato;
Mudas de flores.

Saiba mais: Já sabe quando plantar quiabo? Confira a época certa para realizar a sua plantação sem medo
Passo a passo
De antemão, é preciso cortar a borda de um dos lados do pneu com estilete. Em seguida, vire o pneu do avesso. Se for necessário, peça ajuda nesse momento, uma vez que essa parte do serviço exige um pouco mais de força.

Feito isso, faça uma boa limpeza e pinte da sua cor preferida. Aguarde até secar a tinta. Nesse ínterim, coloque o aro que foi cortado anteriormente dentro de um saco de nylon e acomode-o no fundo do pneu, de modo que fique parecendo uma bacia. Como resultado disso, vai segurar o substrato e auxiliar na drenagem da água.

Finalmente, sua jardineira de pneu está pronta para uso. Para tanto, é só preenchê-la com o substrato e plantar as mudinhas das flores. Ademais, mantenha os cuidados como rega e poda no tempo certo. Certamente, em pouco tempo seu canteiro estará todo florido e esbanjando beleza. Agora que você aprendeu como fazer esse trabalho maravilhoso, compartilhe esse conteúdo e ajude a proteger a natureza através de ações como essa.

Antes de você ir embora, fique sabendo: Que tal plantar berinjela em vaso e não se preocupar com espaço: veja essas dicas especiais e saiba como fazer

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.