Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Alface - Reprodução: Pixabay
Alface - Reprodução: Pixabay

Veja como escolher a alface da feira; confira essas dicas para a espécie americana e lisa

Bragança Paulista, 26 de junho, por Caio Silveira – Quem costuma fazer feira sabe que algumas dúvidas podem surgir. Uma delas tem a ver com a alface. Como escolher o melhor maço? Qual é o melhor tipo, lisa ou americana? Se você já pensou pelo menos uma vez nisso, esst texto vai te ajudar. Afinal, o Agro Notícias vai sanar todas essas questões.

Segundo Marcelo Testoni, para UOL em 18 de agosto de 2017, uma das questões a analisar é a textura. Além disso, também é necessário ficar atento à consistência, às cores e até mesmo ao cheiro da alface. Para saber como escolher corretamente as melhores verduras para sua família, continue nesta leitura.

Assim, leia também: 5 ótimas frutas para treino de corrida; saiba quais consumir antes e depois do treino

Alface - Reprodução: Pixabay Alface – Reprodução: Pixabay
Como escolher alface na feira
Quando for definir a alface, prefira sempre as que estão com as estruturas mais firmes. A coloração também precisa ser um verde bem vivo, sem nenhum tipo de manchas marrons nas folhas. Além disso, as bordas não podem estar nem desbotadas nem queimadas.

A lisa, assim como a crespa, está pronta para o consumo quando a folhagem está mais fechada e menos rígida. Já a americana, você precisa analisar o tamanho de suas folhas, bem como a cor. Elas precisam ser medianas e bem clarinhas, respectivamente.

Portanto, leia também: 5 alimentos naturais que melhoram o sono; sinta-se mais disposto para as tarefas do dia a dia
Qual a melhor alface: americana ou lisa?
Agora você já sabe como escolher o melhor maço de alface. Então, que tal aprender as diferenças entre as duas mais vendidas de todas, ou seja, a lisa e a americana? Confira a seguir.

Lisa: tem um sabor bem suave. Logo, por conta disso, é usada em diversos pratos no dia a dia na cozinha. As folhas não têm ondulações (daí vem seu nome), são soltas e mais esticadas;
Americana: a folhagem é grande e ela tem formato arredondado. Muitos lanches e sanduíches usam esse tipo. Seu sabor é crocante, porém, não tem tantos nutrientes quanto as outras espécies.

Além dessas duas, existem mais tipos de alface disponíveis em mercados e feiras por todo o país. Confira quais são elas abaixo.

Crespa: folhas bem onduladas, e também é crocante, assim como a americana. Aumenta a sensação de saciedade e ajuda a regular o intestino;
Frisada: algumas pessoas a chamam de frisée. É uma das que mais tem nutrientes, mas é mais difícil de encontrar pra vender. As folhas lembram o formato da crespa, mas são mais curtas;
Mimosa: a folhagem é mais delicada, por isso tem esse nome. Pode ser roxa ou verde e é muito usada para decorar pratos;
Romana: é longa, crespa e muito usada na famosa salada caesar;
Roxa: é parecida com a crespa e sua principal função é evitar o envelhecimento precoce.

Enfim, hoje você aprendeu como escolher a melhor alface para sua família. Além disso, viu as principais características de todas as espécies. Então agora só resta decidir qual é a melhor para você e sua família. Em seguida, se dirija até a feira da sua cidade ou bairro e garanta esse delicioso e nutritivo alimento.

Ademais, leia também: Aprenda a fazer muda e cuidar do pé de tangerina ponkan; em 3 anos já colherá os frutos