Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cultivar uma horta no litoral; veja essas dicas e tenha também a sua (Reprodução: Pixabay)
Cultivar uma horta no litoral; veja essas dicas e tenha também a sua (Reprodução: Pixabay)

Cultivar uma horta no litoral; veja essas dicas e tenha também a sua

Salvador, 02 de julho de 2022, por Marlon Batista – Quem não gosta de ter uma casa de praia e curtir a temporada de verão, não é mesmo? As plantas, por sua vez, são uma boa pedida para decoração da casa de praia. Mas, acontece que nem todas são resistentes à umidade, ventania e salinidade do litoral. Assim, nós do Agro Notícias, iremos te mostrar a como cuidar da horta no litoral.

Se você tem casa de praia deve saber que não se pode adotar qualquer tipo de planta por conta das condições que o litoral oferece. Dessa forma, se você deseja ter uma horta no litoral, necessita lançar mão das escolhas corretas de espécies e tomar certas medidas para garantir a segurança das suas plantas.

Leia mais: Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza

Cultivar uma horta no litoral; veja essas dicas e tenha também a sua (Reprodução: Pixabay) Cultivar uma horta no litoral; veja essas dicas e tenha também a sua (Reprodução: Pixabay)
Plantas resistentes ao vento e maresia
Segundo uma matéria publicada por Simone Sayegh em colaboração com o site UOL, a primeira consideração que você deve fazer na hora de ter plantas no litoral é escolher espécies que sejam adaptáveis ou resistes à área litorânea. Assim, existem algumas plantas específicas que você pode escolher para adotar, confira algumas:
Bananeiras
Essas plantas são propriamente adaptadas para o ambiente tropical, aguentando altas umidades e altas temperaturas e, ao mesmo tempo, possuindo beleza em sua folhagem. Além disso, elas possuem variações da mesma espécie que você pode escolher.
Hibisco
Você provavelmente já ouviu falar do chá de hibisco. Bem, ele provém do arbusto de hibisco que pode ter várias cores. Ele também possui flores que garantem um charme ao ambiente e possui o ponto positivo de ter a sua floração se estendendo por todo ano.
Íris de praia
Conforme o próprio nome você já pode presumir que essa espécie se dá bem em região litorânea. Em geral, se trata de uma espécie nativa com uma bela flor com cores que se destacam no ambiente. São de fácil manutenção e podem ficar em meia sombra ou sob o Sol direto.
Ixora
Bem adaptada ao clima quente, a ixora se trata de um arbusto de formato compacto dispondo de flores resistentes com cores vívidas. Essa espécie não precisa de muitos cuidados e é bastante famosa no paisagismo, possuindo várias espécies.
Vedélia
Essa espécie, em específico, é recomendada para jardins de praia devido a sua capacidade resistir a seca e, ao mesmo tempo, excesso de umidade. Quanto a sua aparência, é dotada de uma forragem de folhas perfeitas para decoração e flores amareladas possuindo sua floração perene.
Bulbíne
Outra espécie para driblar as condições litorâneas é a bulbíne que se trata de herbácea com baixo porte e aparência bem ornamental com sua folhagem e florescimento. Assim, considera-se a bulbíne como uma planta muito decorativa, mesmo que não esteja florescendo ele confere uma bela decoração ao ambiente.

Essas são apenas algumas espécie de plantas que você pode utilizar para o seu jardim de praia. Contudo, você não precisa se limitar a essas plantas, pois existem várias outras espécies para usar, mas que seriam impossíveis citar aqui devido à grande variedade.

Não perca: Arbusto-borboleta, uma bela opção para decorar aquele espaço vazio do quintal
Como plantar no litoral?
Conforme publicação feita por Daliane Nogueira, em 02 de novembro de 2011, no site Gazeta do Povo, como o litoral possui suas próprias condições inerentes, você precisar adotar alguns cuidados para a plantação. Primeiramente, leve em consideração lugares de terreno mais altos para evitar a invasão da maré.

Quanto ao solo, isso irá variar quanto às espécies que você irá utilizar mas, no geral, utiliza-se dos solos arenosos para essas condições. Dessa forma, foque em utilizar espécies que tenham sinergia com esse tipo de solo para a plantação.

Por outro lado, é importante realizar a adubação adequada em sua horta no litoral. Assim, recomenda-se utilizar de fertilizantes que contenham nitrogênio, potássio e fósforo. Por fim, lembre-se de fazer a manutenção da rega de acordo com o tipo da espécie.

Leia também: As formas e a delicadeza da flor zinnia no jardim encantam a todos; saiba como plantar e cuidar dessa linda espécie

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.