Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza (Reprodução: Pixabay)
Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza (Reprodução: Pixabay)

Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza

Salvador, 29 de junho de 2022, por Marlon Batista – Derivada do continente asiático, a flor de jacinto é uma planta dotada de características especiais. No mais, ela é conhecida por exalar o seu perfume exuberante no ambiente, além disso, a sua floração possui uma beleza única através da sua cor vibrante. Se você deseja beleza e aroma em seu ambiente, nós, do Agro Notícias, iremos te mostrar a como cultivar a flor de jacinto em casa, além dos cuidados com essa espécie.

A flor de jacinto é considerada uma planta bolbosa, tendo suas folhas bem verdes que crescem na base do caule e, além disso, também são perenes. O destaque vai mesmo para a floração constante, a beleza das suas pétalas realmente encanta graças as suas cores intensas. Ademais, ela pode ser facilmente cultivada em vaso, ou seja, mais um motivo para você tê-la em seu ambiente.

Leia também: Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza (Reprodução: Pixabay) Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza (Reprodução: Pixabay)
Como cultivar a flor de jacinto em casa
Segundo uma matéria divulgada por João Mathias, em 31 de janeiro de 2014, na Revista Globo Rural, para o cultivo em vaso do jacinto, você irá precisar do bolbo dessa planta, que é comercializado internacionalmente. Ao adquiri-lo, escolha os itens com melhor aparência para o plantio, visando não pegar os com manchas e fissuras. Com isso, no vaso com terra, coloque os bolbos lado a lado para garantir aquele aspecto de “buquê” quando as flores crescerem. Com isso, enterre o bolbo, deixando apenas a o seu pico para fora.

O local ideal para deixar o vaso com o bolbo é em um espaço com sombra e mais escuro. Quando as flores começarem a crescer mova o vaso para um local iluminado. No entanto, não exponha a planta diretamente ao sol, pois a flor de jacinto não suporta luz direta. Vale ressaltar um detalhe importante, a flor de jacinto se desenvolve melhor em localidades com clima frio. Por conta disso, o seu cultivo acontece mais frequentemente na região Sul do Brasil , recomendando-se fazer o seu plantio na época do outono.

Não perca: As formas e a delicadeza da flor zinnia no jardim encantam a todos; saiba como plantar e cuidar dessa linda espécie
Como cuidar da flor de jacinto
A flor de jacinto demanda apenas alguns cuidados para a manutenção da sua saúde, nada muito complicado. O principal cuidado é com a rega e umidade, isso porque a flor de jacinto detesta excesso de rega. Outro problema é que se o próprio bolbo receber muita água em seu solo, isso pode acarretar no surgimento maior de bactérias, gerando insalubridades para o desenvolvimento e saúde da planta.

Além disso, como já dito antes, você deve deixar a flor de jacinto em um local iluminado, mas não recebendo luz direta, ou seja, você pode deixá-la em um espaço com sombra. Ademais, quanto à adubação, você deve utilizar de fertilizantes líquidos solúveis em água e que sejam específicos para bolbosas. Utilize esse adubo de 10 em 10 dias para proporcionar um crescimento mais saudável. Por fim, recomenda-se fazer a poda após o fim da época de floração do jacinto, então, basta retirar as partes já desgastadas da planta.

Leia também: Cultivar cebolinha verde em vaso: agora ficou muito mais fácil tê-las em seu jardim de temperos

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.