Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Vagem (reprodução Canva Pro)
Vagem (reprodução Canva Pro)

Plantar vagem ficou muito mais fácil com esse guia completo; siga as dicas e tenha uma colheita farta

Salvador, 2 de julho de 2022, por Raíly Fortunato. De nome científico Phaseolus vulgaris L, a vagem, feijão-vagem, ou feijão-verde é pertencente à família das Fabáceas, conhecidas também por leguminosas. A espécie é conhecida por ser fonte de fibras, minerais e vitaminas e, por conta de seus benefícios à saúde, é bastante utilizada na alimentação. Refogadas, cozidas em água, ou em vapor, a vagem acompanha diversos pratos, como saladas, sopas, farofas e muito mais.

Portanto, descubra agora o passo a passo completo para cultivar a vagem em seu quintal, podendo usufruir de todos os benefícios e utilidades do vegetal. Dessa maneira, continue conosco e confira em nossa matéria as características da leguminosa, como realizar o plantio e os demais cuidados para a manutenção da espécie, confira abaixo

Acesse agora: Aprenda como plantar pimenta-do-reino do jeito certo: veja da preparação das sementes à colheita
Características da vagem
Como mencionado anteriormente, a vagem faz parte da família fabácea, igualmente aos feijões-comuns, entretanto, são consumidas ainda em sua forma verde. Originária na região da América Central, o vegetal é uma planta herbácea, com caule flexível e folhas compostas verde e inflorescências branco-violetas. Ademais, sua vagem pode ser do tipo manteiga (achatadas), com cor verde-clara a ou do tipo macarrão (arredondadas) com a mesma cor. Além do mais, podem se apresentar como anãs ou trepadeiras, atingindo até 3 metros de altura.
Clima e solo
De acordo com o site Petz, em 05 de maio de 2022, a vagem é mais adepta ao clima mais quente, devido à sua origem, não tolerando o frio. Portanto, a temperatura ideal para o desenvolvimento satisfatório da leguminosa varia entre 20 a 25 °C. Assim, é ideal que realize o plantio nos meses mais quentes das regiões mais frias do país, entre a primavera e o verão.

O solo para a plantio da vagem precisa ser bem drenado, de modo a evitar o acumulo de água na base da planta. Ele também deve ser fértil e rico em matéria orgânica. As leguminosas possuem Rhizobiuns em suas raízes, bactérias responsáveis por fixar o nitrogênio, ajudando a nutrir as plantas. Dessa maneira, o solo deve ser rico em matéria orgânica, de modo que o ciclo do nitrogênio seja realizado e as vagens sejam nutridas. Assim, aposte em adubação orgânica como a borra de café, ou torta de mamona, ou nos fertilizantes químicos como o NPK.

Confira também: Como plantar couve-manteiga em casa? Confira agora o guia descomplicado para realizar o plantio da hortaliça

Vagem (reprodução Canva Pro) Vagem (reprodução Canva Pro)
Iluminação e rega
Quanto à iluminação, o vegetal necessita de exposição direta ao sol. Portanto, na hora de escolher o local ideal para realizar o plantio da espécie, aposte em locais abertos com constante contato com a luz solar. Caso você plante em vasos em apartamentos, coloque a sua planta em sacadas ou próximas às janelas. É ideal irrigar a espécie todos os dias, desta forma, irrigue o solo diariamente para mantê-lo sempre úmido, porém, não encharcado, evitando o apodrecimento das raízes.
Como realizar o plantio
O plantio da leguminosa deve ser feito através do método de semeadura, uma vez que não são tolerantes aos transplantes. Logo, faça a cova com 2,5 cm de profundidade e coloque de 3 ou 4 sementes por cova. Assim, deve haver um espaço de 50 cm entre elas e 1 m de distância entre as linhas, finalize, portanto, peneirando a terra e realizando a irrigação todos os dias. Após esse processo, quando as plantas estiverem com 3 ou 4 folhas, é preciso fazer a raleação ou desbaste, eliminando o excesso de rebentos.
Tudo sobre a colheita
A colheita da vagem ocorre de 45 a 55 dias após a semeadura, em condições adequadas de cultivo. Mas, em alguns casos, pode demorar até 90 dias. O processo da colheita é feita diariamente, no ponto em que o vegetal atinge de 18 a 20 cm de comprimento, tamanho esse que atinge de 14 a 18 dias após a floração.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido tudo que é necessário para realizar o plantio da vagem diretamente em sua casa. Ademais, compartilhe nosso conteúdo para os amantes de hortaliças, de modo que possam aprender tudo o que é necessário para cultivar essa leguminosa.

Veja também: Como cultivar pitaya no quintal? Confira agora o guia completo para plantar essa fruta exótica de forma simples

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.