Salvador, 13 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Você já ouviu falar na jade-vermelha? A Mucuna bennettii, também conhecida por jade-vermelha, é uma espécie de trepadeira tropical originária na Nova Guiné, com inflorescências com a tonalidade vermelha vibrante.
Com sua flor atraída por beija-flores e borboletas, a jade-vermelha só floresce uma vez ao ano, podendo ser contemplada no curto prazo de três semanas. Todavia, mesmo sem a presença das flores, a jade possui um caráter ornamental, utilizada para decoração de jardins suspensos.
Acesse: Flor-dente-de-leão: tenha a delicadeza dessa flor em seu quintal
Características da jade-vermelha
Essa espécie trepadeira possui caules volúveis, ramificados e, inicialmente, herbáceos. Mas, gradativamente, ganham aspecto lenhoso devido à necessidade de sustentar a planta. Ademais, suas folhas são verdes, brilhantes, vantajosas e trifoliadas, que crescem umas unidas as outras.
Suas flores surgem na primavera e são do tipo racemo, formando cachos longos e bem vistosos. Portanto, a inflorescência vai se abrindo até a base da ponta formando, assim, ramos com até um metro de comprimento. Suas pétalas são vermelhas, com tonalidades vibrantes, formando uma espécie de bico de pássaro, unidas em um cacho.
Jade-vermelha (reprodução Canva Pro)
Como cultivar a jade-vermelha?
A propagação da jade-vermelha é feita por estacas. Pode ser um processo um pouco trabalhoso, mas, seguindo o passo a passo ideal, a estaquia é feita com sucesso. Assim, faz-se necessário retirar o galho da planta com um corte feito rente ao caule, dando preferência aos mais largos com folhas saudáveis. Após esse processo, remova as folha e coloque o galho em um substrato já adubado. Nesse caso, você pode apostar em adubos orgânicos como o húmus de minhoca ou torta de mamona.
Logo, enterre o galho em pelo menos 15 cm de profundidade. Desta maneira, é necessário que o vaso fique em um local fresco com sombra, de modo que a planta não tenha exposição direta do sol. Por fim, para verificar que já criou raízes, observe se a estaca da jade já se encontra mais firme ao solo, assim, já podendo deixá-la com um pouco mais de exposição ao sol.
Confira também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Cuidados necessários
De acordo com Ananda Porto, em parceria com o site G1, em 10 de abril de 2018, a jade-vermelha é uma espécie que não exige muitos cuidados. Contudo, os cuidados básicos devem ser adotados. Quanto a irrigação da planta, por exemplo, deve ser feita regularmente, evitando que o solo fique encharcado. Além disso, a jade é sensível ao frio, portanto, pede climas mais quentes, com temperaturas entre 23 e 26 °C, uma vez que são originárias de um país tropical.
Ainda, a sua poda é realizada somente conforme o crescimento da planta. Nessa ocasião, o ideal é seguir retirando os galhos e ramos secos, apostando também na poda estética, para manter o formato paisagístico.
Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido tudo sobre a jade-vermelha, além dos cuidados essenciais para manter essa linda planta ornamental. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece para que todos fiquem por dentro do manejo da espécie trepadeira.
Veja agora: Veja essas dicas de como cuidar de bromélias; mantenha suas flores bonitas e saudáveis super fácil
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.