Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Fazer ioga emagrece? Descubra agora os benefícios desse novo tipo de exercício (Reprodução: Pexels)
Fazer ioga emagrece? Descubra agora os benefícios desse novo tipo de exercício (Reprodução: Pexels)

Fazer ioga emagrece? Descubra agora os benefícios desse tipo de exercício

Salvador, 15 de junho de 2022, por Elen Camila — A ioga é um método milenar que, embora não possua documentos que comprovem sua origem, a versão mais aceita diz que ela foi originada na Índia. Esse método consiste em um conjunto de exercícios que envolvem a respiração, a meditação e a flexibilidade. Por isso, praticar ioga pode ser uma atividade repleta de benefícios para a saúde.

Com o decorrer dos anos, a ioga se popularizou entre os brasileiros. Hoje, você pode encontrar estúdios com facilidade, ou até mesmo espaços em academias reservados para quem deseja se aperfeiçoar nessa modalidade. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar todas as curiosidades sobre esse método milenar.

Leia mais: Nêspera é boa para quem quer emagrecer? Veja como essa fruta ajuda e conheça outros benefícios

Fazer ioga emagrece? Descubra agora os benefícios desse novo tipo de exercício (Reprodução: Pexels) Fazer ioga emagrece? Descubra agora os benefícios desse novo tipo de exercício (Reprodução: Pexels)
Ioga ajuda a emagrecer?
Sim, praticar ioga ajuda no emagrecimento, já que se trata de uma atividade física que demanda energia e força muscular. Embora seja mais indicada para quem necessita de maior flexibilidade e resistência corporal, ela pode ser praticada também com essa finalidade. Contudo, é importante observar sempre qual a melhor atividade para o seu intuito.

Veja também: Seriguela é boa para emagrecer? Conheça esse e outros benefícios da fruta
Benefícios do ioga
Praticar ioga pode te ajudar diariamente a lidar melhor com os problemas da vida. Isso porque, além de trabalhar o corpo, esse método milenar também exercita a mente. Segundo uma matéria publicada por Amanda Preto, em 11 de fevereiro de 2020, para o site UOL, esse tipo de exercício traz muitos benefícios, conforme se pode ver a seguir.

Aumento da força e resistência muscular: Muitas das posturas executadas na ioga são pensadas no fortalecimento muscular. A postura do guerreiro, por exemplo, trabalha os músculos das pernas. Enquanto isso, diversas outras trabalham músculos diferentes;
Melhora a flexibilidade: A flexibilidade é a principal capacidade física trabalhada na ioga. Por isso, as posturas podem ser desafiadoras para quem possui baixa elasticidade corporal;
Auxilia no relaxamento: A ioga desempenha o papel importante de relacionar o corpo com a mente. Por isso, são feitas posturas de relaxamento que auxiliam na otimização da respiração;
Ajuda a combater dores na coluna: Muitas posturas exigem alinhamento completo do corpo, obrigando a manutenção da coluna reta. Além disso, as aulas são compostas por treinos que trabalham todos os movimentos da coluna, ocasionando numa maior firmeza e a flexibilidade dessa região.

É importante lembrar, também, que a ioga pode ser um importante meio para pessoas muito estressadas e com muitos problemas no dia a dia. Esse método desenvolve mecanismos que auxiliam que os praticantes aprendam a manter a calma e a conhecer mais de si. Dessa forma, a atividade também é capaz de diminuir o estresse.

Em seguida, veja: Suco de melancia com limão ajuda a emagrecer? Saiba de toda verdade e aprenda a preparar a bebida em 3 minutinhos