Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Máscara capilar de pepino (Fonte: iStock)
Máscara capilar de pepino (Fonte: iStock)

Máscara capilar de pepino; veja como fazer e descubra os benefícios

Salvador, 01 de junho de 2022, por Janaina Brito – O pepino é um ingrediente já muito conhecido por e sua riqueza em nutrientes importantes para a saúde. Assim, ele é um vegetal que deve estar sempre presente em uma boa alimentação. Mas, você sabia que ele também é ótimo para os cabelos? Se você sofre com ressecamento, uma máscara capilar de pepino pode salvar a sua vida.

Com propriedades hidratantes, esse ingrediente, além de ser consumido, pode fazer parte de receitinhas caseiras para cuidar dos fios. Desse modo, confira aqui, no Agro Notícias, todas as vantagens desse vegetal para as madeixas e como fazer uma máscara capilar de pepino.

Continue lendo: Truque caseiro com água de arroz para hidratar o cabelo; veja como fazer e aplicar corretamente

Máscara capilar de pepino (Fonte: iStock) Máscara capilar de pepino (Fonte: iStock)
Benefícios do pepino
O pepino é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, além de minerais como magnésio, potássio e fósforo, segundo Samantha Cerquetani, em matéria para o site UOL, em 24 de novembro de 2020. Além disso, ele é grande fonte de carotenoides e antioxidantes, fora o alto teor de água em sua composição (cerca de 95% de todo vegetal).

Dessa forma, todas essas substâncias tornam o pepino um excelente ingrediente para nutrir e fortalecer os fios. Ele é capaz de melhorar a circulação do couro cabeludo, o que promove o estímulo ao crescimento saudável dos cabelos. Ademais, ele é um ótimo umectante, auxiliando na reposição de água das fibras capilares.

Portanto, adicionar o pepino à sua rotina capilar pode gerar resultados muito positivos, promovendo hidratação, força, maciez e brilho aos fios. Outrossim, se você associar o uso externo do pepino juntamente com seu consumo, estará trazendo todos esses benefícios para dentro e fora do corpo.

Confira, também: Pele seca? Talvez seja falta desses alimentos, confira
Como fazer máscara capilar de pepino
São muitas as opções de receitinhas caseiras para a hidratação com pepino. Porém, uma ótima alternativa é unir esse vegetal com outros produtos da despensa que são igualmente poderosos para os cabelos. Veja agora os ingredientes necessários para essa misturinha:

1/2 pepino;
1 ovo;
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
3 colheres do seu creme de hidratação favorito.

Comece cortando em fatias ou ralando o pepino. Depois, em um liquidificador, adicione a clara do ovo e o azeite de oliva junto ao pepino. Bata e, em seguida, coe a mistura. Por fim, combine o líquido com a máscara de hidratação escolhida até tudo ficar bem homogêneo.

Outrossim, com o cabelo lavado apenas com xampu, é só enluvar muito bem a mistura por todo o comprimento dos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos, enxágue e finalize como de costume. Além disso, você pode alterar a proporção dos ingredientes dependendo do tamanho do seu cabelo.

Essa receita possui todos os ingredientes que as fibras capilares precisam: componentes hidratante (pepino), nutritivo (azeite de oliva) e reconstrutor (ovo). Além disso, o azeite é um óleo, garantindo a devolução da gordura dos fios, essencial para a proteção, brilho e balanço. Já o ovo, fornece a carga proteica necessária para repor a massa do cabelo, fortalecendo as madeixas.

Assim, essa é uma ótima opção de hidratação para quem não segue um cronograma capilar, já que tem tudo o que seu cabelo precisa. Ademais, essa máscara capilar de pepino pode ser adaptada dependendo da necessidade do seu cabelo. Logo, outros produtos podem ser adicionados e é possível fazer até mesmo tônicos para o couro cabeludo com esse vegetal.

Leia mais: Mito ou verdade: ovo hidrata o cabelo? Descubra