Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
mini calandiva-Foto: Canva Pro
mini calandiva-Foto: Canva Pro

Planta mini calandiva, linda e fácil de cuidar: aprenda como cultivar essa suculenta em qualquer ambiente

Montes Claros, 9 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- A mini calandiva é a opção perfeita para quem gosta de plantas que dão flores e que são fáceis de cuidar. Além disso, essas preciosidades são muito resistentes e podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto em externos. Dito isso, veja como cultivar da também chamada flor-da-fortuna em sua casa.

A mini calandiva é na verdade uma suculenta que possui, folhas carnosas e flores de coloração variada, podendo ser branca, roxa, laranja, vermelha, rosa ou amarela. Aliás, de acordo com a crendice popular, presentear alguém com essa suculenta significa desejar prosperidade e riquezas. Esse pode ser um dos motivos pelos quais a calandiva também é conhecida como flor-da-fortuna.

Veja também: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo
Como cultivar a mini calandiva
A delicadeza na aparência da flor-da-fortuna pode enganar muita gente, pois a planta é uma das mais resistentes de sua espécie. Ou seja, basicamente, elas necessitam de iluminação, um bom substrato e poucas regas. Além disso, a suculenta se adapta bem a qualquer tipo de vaso.

mini calandiva-Foto: Canva Pro Mini calandiva – Foto: Canva Pro
Melhor solo
Embora seja muito resistente, a calandiva necessita de um solo bem drenável e rico em matéria orgânica. Nesse sentido, você pode adquirir o substrato para suculentas em floriculturas, ou fazer uma mistura com terra vegetal e húmus de minhoca.
Como plantar a suculenta
Sua propagação pode ser feita por meio de sementes ou mudas. Desse modo, basta fazer uma cova com cerca de 5 cm no substrato e enterrar os grãos ou o torrão da muda. Após isso, mantenha a terra úmida, para que a planta se desenvolva bem. Deixe o vaso sempre em local de meia-sombra e não exponha a planta ao sol pleno.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Quando florescem?
O mais comum é que a planta floresça na primavera e no verão. Mas, isso pode variar de acordo com a espécie, ou preparo da muda. Uma dica do Agro Notícias seria cultivar vários exemplares, assim você teria flores o ano inteiro. Aliás, após a floração, realize uma poda para retirar folhas e flores murchas.
Quando regar a mini calandiva?
Segundo informações veiculadas em 25 de maio de 2015, no site Extra, o ideal é regar a mini calandiva uma vez por semana. Contudo, durante os meses mais quentes, reduza o intervalo para duas regas semanais.

Você também pode gostar: Como cuidar da planta rosa-do-deserto? Aprenda em 3 passos e veja sua planta florir como nunca antes

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.