Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar alecrim na água-Foto: Canva Pro
como plantar alecrim na água-Foto: Canva Pro

Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O alecrim é uma erva aromática e perene que pode ser facilmente encontrada em mercados locais. Devido aos seus nutrientes, sabor frutado e perfume característico, é bastante utilizado na culinária e também para fins medicinais. Por isso, aprender como plantar alecrim na água é uma ótima forma de aproveitar todos estes benefícios.

O Rosmarinus Officinalis é rico em antioxidantes e possui vitaminas e minerais essenciais. Além disso, o consumo da erva auxilia no fortalecimento da imunidade e na prevenção de doenças virais.
Nesse sentido, aprender como plantar alecrim na água também irá favorecer a sua saúde, já que o cultivo de forma orgânica preserva todas as propriedades da planta.

Veja também: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Aprenda como plantar alecrim na água
Embora seja nativa da região mediterrânea da Europa, o alecrim se adapta bem ao clima do nosso país. A propósito, conforme um artigo publicado por Eliel Meireles em 10 de fevereiro de 2022, no site Casa Agro, o cultivo do alecrim em água é uma alternativa perfeita para espaços pequenos. Dito isso, vamos para a parte prática.

como plantar alecrim na água-Foto: Canva Pro como plantar alecrim na água-Foto: Canva Pro
Como plantar alecrim na água utilizando um pote de maionese
A primeira coisa a se fazer é conseguir alguns galhos de uma planta já adulta e saudável. Em seguida, retire todas as folhas e mergulhe os ramos em um pote de maionese contendo água. Agora, basta esperar os galhos criarem raízes, o que deve demorar apenas algumas semanas. Se você esquecer de retirar as folhas dos ramos, ao invés da planta crescer, suas raízes apodrecerão e o alecrim morrerá.

Saiba mais: Conheça a rara orquídea garça-branca: surpreenda-se com a beleza dessa planta e saiba como cultivar
Cuidados após o plantio
Troque a água do pote todos os dias. Isso é para evitar a proliferação de fungos e eliminar possíveis larvas do mosquito da dengue. Além disso, mantenha os potes próximos a uma janela, de forma que as plantas recebam, no mínimo, 4 horas de sol por dia. Em resumo, após as raízes terem se desenvolvido, é necessário transplantar o alecrim para um vaso. Veja como fazer no próximo passo.
Como plantar o alecrim em um vaso
Agora que o Agro Noticias já mostrou que há como plantar alecrim na água sem dificuldades, é hora de passar as mudas para um recipiente adequado. Para isso, utilize um vaso de cerca de 20 cm de profundidade, e preencha-o com terra vegetal e areia. Assim, faça uma cova o suficiente para caber as raízes, e cubra-as com o solo preparado. Por fim, mantenha a planta em lugar bem iluminado e faça a rega somente por necessidade.

Você também pode gostar: Aprenda como cuidar de uma pimenteira em vaso: Aplique este método e tenha várias frutas fresquinhas sempre a sua disposição

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.