Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Planta fantasma( Reprodução Canva)

Não tenha medo: ensinaremos tudo que precisa para cultivar a planta fantasma

Curitiba, 29 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Você já ouviu falar da planta fantasma? Não precisa ter receio, apesar do seu nome um pouco assustador, não há porque ter medo dessa planta. Além disso, ela só recebe esse nome por conta do pó cinzento que fica por cima de suas folhas.

Ficou curioso para saber mais sobre a planta fantasma misteriosa? Mostraremos agora tudo que precisa saber sobre essa planta e cuidados básicos necessários para que você possa cultivá-la em sua casa.

Confira também: Aprenda a cuidar a espada-de-são-jorge e tenha essa bela planta decorando sua casa

Planta fantasma( Reprodução Canva) Planta fantasma( Reprodução Canva)
Afinal, quem é essa planta fantasma?
A planta fantasma( Graptopetalum paraguayense) é uma espécie de suculenta que recebe esse nome diferente e intrigante por conta do pó cinza que fica em cima de suas folhas. Segundo o site Casa Vogue, em 9 de abril de 2021, por Camila Santos esse tipo de planta é ideal para ambientes externos ou algum cômodo da casa que receba luz solar.

Uma curiosidade super interessante sobre essa espécie é que as suas folhas mudam de cor a depender do sol. Isso mesmo! Quando está exposta ao sol, ela fica em um tom amarelo-rosado e quando está na sombra fica em um tom azul-esverdeado.

Já que não é uma espécie tóxica, a planta fantasma é uma ótima opção para você ter em seu jardim, além de ser super fácil de cuidar. Entretanto, como qualquer tipo de planta, os cuidados básicos são necessários para a sua manutenção. Portanto, mostraremos quais cuidados são necessários com essa espécie de suculenta para que se preserve bonita e saudável.

Ademais, veja: Conheça as plantas rasteiras mais populares do Brasil e como usá-las no quintal de casa
Quais cuidados ter com essa planta?
A planta fantasma precisa ser cultivada na meia sombra ou no sol. Além disso, é uma espécie que resiste ao frio, mas não suportaria uma geada. São adaptadas aos climas tropical, oceânico, semiárido, equatorial e subtropical. É uma planta que consegue se desenvolver em diversos tipos de clima. Agora, veja os cuidados básicos necessários para manter a planta fantasma saudável.

É importante regar a planta cerca de uma vez na semana, sempre prestando atenção para não deixar as raízes encharcadas e no período frio você pode regá-las a cada 10 dias. Além disso, o solo é um componente essencial para manutenção da planta, então, utilize adubo orgânico e misturas prontas específicas para suculentas.

A luz solar faz toda diferença, recomenda-se que se cultive essa planta na área externa em uma local que receba sol diretamente. Entretanto, se prefere cultivá-la em casa, coloque-a sempre em um local onde haja sol.

Quanto à adubação, você pode realizar a cada três meses. De preferência que veja durante o verão, porque no inverso a planta fica mais fraca e sensível. Se tem vontade de fazer a muda da planta fantasma saiba que é um processo fácil, basta retirar a folha e planta em outro vaso com adubo.

Viu só? Não há porque ter medo da planta fantasma, muito pelo contrário, ela é uma ótima opção para ter em casa. Além disso, o seu cultivo não exige muito trabalho e pode ser uma escolha perfeita para deixar o seu ambiente ainda mais bonito. Continue acompanhando o site Agro Notícias para ficar por dentro de todas as curiosidades e dicas que deixam o seu dia a dia ainda melhor.

Continue vendo: Veja esse passo a passo para cultivar brócolis na horta; já passou da hora de começar esse plantio

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.