Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Os benefícios da hortelã vai muito além de dar aquele gostinho especial às receitas; veja mais essas razões para usá-la
Os benefícios da hortelã vai muito além de dar aquele gostinho especial às receitas; veja mais essas razões para usá-la / Reprodução: Canva Pro

Os benefícios da hortelã vão muito além de dar aquele gostinho especial às receitas; veja mais essas razões para usá-la

Maringá, 01 de julho de 2022, por Denise Watanabe — A hortelã é uma das ervas mais populares e utilizadas pelos brasileiros. Sendo assim, aprenda hoje, aqui no Agro Notícias, mais sobre seus benefícios, que vão além de deixar suas receitas ainda mais saborosas.

O sabor e aroma característicos da hortelã a torna uma erva utilizada além da culinária. Você pode encontrar produtos cosméticos utilizando a erva como ingrediente. Sendo assim, veja agora as características e os motivos para incluir a erva em seu dia a dia.

Veja mais sobre: Como plantar hortelã em casa? Aprenda quais cuidados você deve ter ao cultivar em vaso

Os benefícios da hortelã vai muito além de dar aquele gostinho especial às receitas; veja mais essas razões para usá-la Os benefícios da hortelã vai muito além de dar aquele gostinho especial às receitas; veja mais essas razões para usá-la / Reprodução: Canva Pro
Quais os benefícios de consumir hortelã?
A hortelã é uma folha cheia de benefícios nutricionais. Portanto, acompanhe agora quais são as principais vantagens de consumir a erva, de acordo com a equipe da ECycle. Primeiramente, você pode tomar o popular chá de hortelã. Nesse sentido, irá aliviar o mal-estar relacionado à indigestão. Do mesmo modo, pode ajudar, inclusive, a melhorar os incômodos do intestino, como inchaço e gases.

Continuando, a hortelã pode aliviar problemas relacionados à respiração, assim como sintomas da gripe. De modo geral, a erva ainda atua como relaxante muscular, ajudando a reduzir as dores. Ademais, seus aromas influenciam o sistema cognitivo, ou seja, auxilia no raciocínio e na memória.

O sabor marcante da hortelã pode colaborar no combate ao mau hálito. Do mesmo modo, pode também, prevenir as cáries. Por isso, a erva é um ingrediente tão encontrado em produtos de higiene bucal. Acompanhe a seguir outros benefícios da erva.

Você pode gostar também: Lábios e pele seca? Saiba como cuidar da sua saúde no frio com produtos naturais
Faz bem para a pele

Para a pele, você pode utilizar a hortelã de forma tópica para alívio de coceiras e irritações. Isso, devido à ação anti-inflamatória da erva. Do mesmo modo, ela colabora na prevenção do envelhecimento precoce desse órgão e dos cabelos.

A planta possui, ainda, um efeito refrescante e calmante. Nesse caso, pode ser usado também para tratamento de acne e espinhas. Além de ser utilizada para fazer limpeza de pele, deixando-a mais brilhosa e cheia de vida.
Hortelã emagrece?
Apesar de ser benéfico para o estômago e intestino, não há estudos comprovando que o consumo da hortelã possui efeito emagrecedor. Entretanto, o chá da erva tem função diurética. Sendo assim, pode ser um aliado no emagrecimento.

Todavia, é preciso manter uma dieta balanceada. Além de uma rotina de exercícios para esta finalidade. Ademais, a atuação da erva no intestino também pode trazer benefícios neste sentido, melhorando o trânsito intestinal.

Agora você já sabe de todos os principais benefícios de consumir a hortelã. Portanto, pode incluí-la mais vezes em suas refeições. Afinal, a erva pode deixar os pratos e bebidas ainda mais saborosos, assim como pode trazer muitos benefícios para o seu organismo.

Saiba mais: Chá de hortelã: para que serve e como prepará-lo em casa; confira

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.