Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Para que serve o orégano (reprodução Canva Pro)
Para que serve o orégano (reprodução Canva Pro)

Para que serve o orégano? Benefícios e malefícios dessa erva

Salvador, 06 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. O orégano é uma erva aromática muito utilizada na preparação de receitas. Assim, ajuda a realçar o sabor de diversos pratos e preparos, como molhos e saladas. Entretanto, poucos sabem que este condimento presente na maioria das cozinhas tem benefícios inimagináveis para o organismo. Portanto, confira para que serve o orégano e usufrua dos benefícios desta erva para além da cozinha e ganhe mais qualidade de vida.

De aroma e sabor marcante, o orégano tem origem mediterrânea e suas folhas são usadas principalmente secas. Porém, nessa matéria, iremos te ensinar para que serve o orégano e o aproveitamento desta erva de uma maneira diferente.

Acesse e se surpreenda: Quais os benefícios de suco de mamão com limão? Consuma agora

Para que serve o orégano (reprodução Canva Pro) Para que serve o orégano (reprodução Canva Pro)
Benefícios do orégano
O orégano, de nome cientifico Origanum vulgare, possui uma tabela nutricional favorável para a manutenção do funcionamento do corpo. Esta folha é rica em vitaminas, além de possuir minerais essenciais para o organismo, com o potássio, cálcio, fosforo e magnésio. Composição esta que, associada a outros compostos presente neste condimento, pode beneficiar a saúde e bem-estar.
Combate doenças infecciosas
O orégano possui agentes de ação antibiótica e anti-inflamatória que podem ajudar no combate de processos infecciosos do corpo. Ademais, possui o carvacrol e timol, compostos fenólicos que ajudam no combate de gripes, infecções urinárias e fúngicas, como candidíase. Estes compostos agem favorecendo a diminuição da atividade destes agentes no organismo, assim, aposte na utilização do orégano nos seus preparos.
Expectorante natural
Ademais, este tempero aromático pode diminuir os sintomas da tosse produtiva e resfriado quando consumido em forma de chá, xarope caseiro ou por inalação. Desta forma, o orégano atua sobre brônquios com o aumento da secreção e com isso desenvolve uma ação expectorante, eliminando secreções respiratórias.
Rico em antioxidantes
De acordo com Stella Legnaioli em colaboração com o site eCycle, o orégano é fonte de antioxidantes que auxiliam na eliminação dos radicais livres. Desse modo, esta folha pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas pelo combate destes agentes oxidativos. Não apenas, por possuir flavonoides e vitamina C, o orégano pode retardar o envelhecimento precoce indesejado causado igualmente pela ação dos radicais livres.
Previne o aparecimento do câncer
Este condimento pode ser um grande aliado na prevenção do câncer, visto que o carvacrol e timol podem atuar na neutralização dos agentes oxidativos do corpo. Desta forma, ocorre a diminuição do risco da multiplicação exagerado das células, evitando assim o risco de surgimento de tumores malignos.

Confira: Banana-da-terra engorda? Veja os benefícios e malefícios de consumir a fruta com frequência
Melhores formas de utilizar o orégano
Além das formas já conhecidas, como no preparo de molhos, saladas e carnes, o orégano pode ser utilizado de outras maneiras mais potentes para a saúde. Portanto, descubra três formas de aproveitar a erva de forma mais eficiente, garantindo qualidade ao seu corpo.
Chá de orégano
A forma mais usual de consumir o orégano, além de condimento aromático e realçador de sabor, é seu preparo em forma de chá. Logo, confira os ingredientes e a forma correta de preparo, de modo a usufruir dos benefícios da erva de forma mais eficaz.

Ingredientes:

1 colher de chá de orégano seco;
1 xícara de água quente;
Mel a gosto.

Assim, ferva a quantidade indicada da água, desligue o fogo, acrescente o orégano seco e deixe em infusão 10 minutos. Pronto! Seu chá está apto para o consumo e, se for de sua preferência, adicione um pouco de mel para adoçar a bebida.
Óleo essencial
A forma mais concentrada para ação medicinal das folhas e flores, é encontrada nos óleos essenciais. Deste modo, o óleo essencial de orégano pode ser um grande aliado para a saúde com os benefícios citados nesta matéria.

Assim, este produto pode ser utilizado de diversas formas, desde inalações, diluído em água, além de aplicações tópicas, ou seja, na pele. Porém, tanto o chá, quanto o óleo essencial do orégano não são indicados para grávidas devido ao seu possível efeito abortivo.

Portanto, nós do portal Agro Notícias, esperamos ter ensinado para que serve o orégano e seus benefícios. Ainda mais, que você aprenda a utilizar esta erva da maneira mais eficiente para a sua saúde e bem-estar.

Veja agora: Como conservar a mandioca descascada? Aprenda já

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.