Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo (Reprodução: Pixabay)
Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo (Reprodução: Pixabay)

Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo

Salvador, 20 de junho de 2022, por Marlon Batista – Você provavelmente já viu, mesmo que na televisão, as chamadas plantas carnívoras, não é mesmo? Mas, você já pensou em ter essa planta em sua casa ou jardim? Isso mesmo, hoje, no Agro Notícias, iremos te mostrar mais sobre as flores carnívoras e o seu cultivo.

Uma vantagem muito boa de se ter flores carnívora é que elas irão conseguir se livrar de certos insetos e outras espécies indesejadas. Isso porque, como você deve saber, elas se alimentam dessas pequenas presas através de mecanismos de captura que variam a depender da espécie da planta carnívora. Continue por aqui para saber mais dessa curiosa espécie de planta.

Veja mais: Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo (Reprodução: Pixabay) Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo (Reprodução: Pixabay)
Quais são as plantas carnívoras?
De acordo com matéria publicada em 5 agosto de 2021 pela equipe do site Petz, existe uma diversidade de espécies de plantas carnívoras e, por isso, se diferem tanto em estrutura quanto em mecanismo de captura da presa. Dessa forma, confira abaixo algumas espécies de plantas carnívoras.
Dioneia
Vamos começar com a que provavelmente você já viu ou conhece. A dioneia é a planta carnívora que possui o formato de boca com dentes, que permanece aberta até algum inseto ou outra presa ser atraído para o seu interior. Ela pode ser facilmente utilizada na decoração de casa, tendo uma altura relativa de 5 a 15 cm.
Drosera
A drosera, diferentemente da dioneia, é uma planta carnívora caracterizada por ter “tentáculos” recobertos por pelos que dispõem de uma substância pegajosa. Assim, quando a presa é atraída, ela não consegue mais se desprender e é digerida no interior da planta.
Nepenthes
As nepenthes são plantas carnívoras, mas, também são classificadas como trepadeiras. Possuem um formato de jarra funda, assim, quando o inseto entra em sua estrutura ou armadilha, ele não consegue mais sair do seu interior. Desse jeito, a planta realiza a sua alimentação e digestão. No entanto, pelo fato de ter uma estrutura de trepadeira e gerar odores desagradáveis, pode não ser tão agradável tê-la em casa.
Utricularia
Essa exótica espécie de flor carnívora é curiosa pelo fato de se diferenciar das outras por conta de se assemelhar com uma simples flor amarela. Mas, não se engane, a utricularia utiliza do mecanismo da succção para conseguir se alimentar e ainda confere beleza ao ambiente com sua ilustre aparência florífera.

Arbusto-borboleta, uma bela opção para decorar aquele espaço vazio do quintal
É possível ter planta carnívora em casa?
Muitos temem as plantas carnívoras achando que elas podem oferecer algum risco direto aos humanos. No entanto, segundo uma matéria divulgada por Mary Porfírio, em 17 de junho de 2021, em colaboração com o site G1, as flores carnívoras não apresentam nenhum perigo para as pessoas, pois, elas se alimentam apenas de pequenas presas. Assim, você pode fazer o seu cultivo tranquilamente em casa e utilizá-las ainda para fins decorativos, tomando todos os cuidados com a planta é claro.
Cuidados com cultivo da planta carnívora
Se você deseja ter uma flor carnívora em sua casa, é necessário adotar alguns cuidados. Primeiramente, você precisa entender que as plantas carnívoras são tipicamente oriundas de locais com clima tropical. Por falta de nutrientes do solo nos locais em que se habitavam, o processo evolutivo dessas plantas se desenvolveu de forma a permitir com que essas espécies conseguissem se alimentar de animais de pequeno porte não dependendo tanto dos nutrientes do solo.

Assim, para cuidar da sua planta carnívora em casa, você deverá fornecer bastante umidade à sua planta, fazendo a rega diariamente, tomando cuidado para não encharcá-la, mas, sempre deixando o substrato úmido. Falando em substrato, utilize um que seja pobre em nutrientes. Assim, utilize de substratos prontos feitos para a planta carnívora ou turfa branca. Ademais, as plantas carnívoras adoram sol. Então, sempre deixe-as recebendo luminosidade solar em locais apropriados para isso.

Por fim, evite ficar tocando nas suas armadilhas, porque isso prejudica o crescimento da planta, além de deixá-las estressadas. Por exemplo, no caso da dioneia, o movimento para fechadura da planta requer uma alta quantidade de energia, caso você coloque seu dedo ali, a planta irá começar a produzir suas enzimas digestivas à toa já que ela não se alimentará de nada. Dessa forma, as flores carnívoras gastarão uma alta quantidade energia para fazer o mecanismo de captura, mas não irão ter os seus nutrientes em troca, o que é muito danoso para a sua saúde e desenvolvimento.

Leia mais: Bananeira com folhas amareladas? Saiba as possibilidades e como corrigir

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.