Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Orchid Flower

Saiba como cuidar de manchas nas folhas das orquídeas; evite maiores problemas com essas dicas

Salvador, 29 de junho de 2022, por Janaina Brito – As manchas nas folhas das orquídeas podem assustar a primeira vista, visto que afetam diretamente a estética da planta. Com inúmeras possíveis causas, essa condição pode não ser nada, assim como pode significar alguma doença. Logo, investigar e tratar esse estado é fundamental.

Encontrar a causa certa vai indicar a melhor forma de lidar com o problema. Além disso, também torna possível prevenir o surgimento de novas manchas. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como cuidar das suas orquídeas nesses casos e as mantenha sempre bonitas.

Veja, também: Confira aqui os segredos da rega da orquídea que ninguém te contou

Orquídeas (Fonte: iStock) Orquídeas (Fonte: iStock)
Por que as folhas das orquídeas ficam manchadas?
As principais causas para esse problema são infecções por fungos ou bactérias que contaminaram a planta. Ademais, queimaduras de sol ou provocadas por respingos de produtos nas folhas também podem gerar as manchinhas.

Nesses últimos casos, mover a planta para um outro local pode ser suficiente para que elas parem de surgir. Contudo, se as folhas possuem manchas escuras ou grandes e amareladas, sua orquídea provavelmente está doente.

Esses patógenos costumam se desenvolver em condições específicas, principalmente quando há excesso de umidade no local onde a planta está instalada. Assim, períodos chuvosos ou a falta de drenagem do substrato podem ser alguns fatores responsáveis por facilitar a contaminação da orquídea.

Leia mais: Cinco coisas que arruínam suas orquídeas; não cometa mais
Como tratar as manchas
O fato das orquídeas não serem capazes de regenerar suas folhas faz com que o melhor a se fazer seja retirar as estruturas afetadas. Desse modo, corte a folha bem longe da região manchada, com o objetivo de garantir uma margem de segurança, eliminando os tecidos doentes.

Após o corte, é importante utilizar algum agente de cicatrização sobre a área, afim de impedir a invasão de outros microrganismos na orquídea. A canela em pó, por exemplo, é um ótimo cicatrizante natural e possui propriedades antissépticas. Então, é só misturá-la com óleo mineral e aplicar uma camada bem grossa sobre a região aberta.

Entretanto, se existirem várias manchas, talvez seja necessário utilizar um fungicida. Para isso, existem diversos ingredientes da despensa que podem ser usados de forma utópica e que ajudam no tratamento das doenças.

Leite de magnésia e vinagre diluídos em água são boas opções, visto que alteram o pH do meio. No caso do leite de magnésia, a acidez diminui. Já o vinagre diminui o pH. Em ambos os casos, esse distúrbio ajuda na eliminação dos patógenos.

Outrossim, segundo Thaís Lauton em matéria para a revista Época Negócios, fumo de corda também é capaz de melhorar as manchas das plantas. Para isso, é só ferver o fumo e diluir a solução em mais água. Seja qual for o método, borrife a misturinha sobre as folhas. Além disso, durante o tratamento, é importante afastar o indivíduo contaminado das outras orquídeas ou demais espécies.

Você também pode gostar: Orquídeas fáceis de cuidar para iniciantes na jardinagem; veja e comece da maneira certa