Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como cultivar a manacá-da-serra no quintal de casa; essa linda árvore deixará o local ainda mais belo
Saiba como cultivar a manacá-da-serra no quintal de casa; essa linda árvore deixará o local ainda mais belo / Reprodução: Canva Pro

Saiba como cultivar a manacá-da-serra no quintal de casa; essa linda árvore deixará o local ainda mais belo

Maringá, 3 de julho de 2022, por Denise Watanabe — A manacá-da-serra é uma árvore de origem brasileira. Desse modo, é também muito popular por todo o país e, além de linda, é uma planta fácil de cuidar. Portanto, aprenda aqui no Agro Notícias como cuidar desta espécie no quintal de casa.

A manacá-da-serra é uma árvore alta e possui uma característica muito curiosa. Pois, as suas flores mudam de cor conforme evoluem. Ou seja, elas nascem brancas, em seguida ficam rosa ou lilás, até chegarem numa tonalidade mais escura de roxo. Então, aprenda agora como cultivar esta bela planta em casa.

Veja mais sobre: Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos

Saiba como cultivar a manacá-da-serra no quintal de casa; essa linda árvore deixará o local ainda mais belo
Saiba como cultivar a manacá-da-serra no quintal de casa; essa linda árvore deixará o local ainda mais belo / Reprodução: Canva Pro

Como cuidar da Manacá-da-serra?

Por ser uma planta nativa da Mata Atlântica, o manacá-da-serra se adaptou-se bem em diversas regiões do país. A árvore é muito utilizada em projetos de paisagismos, pois, além de sua beleza, as raízes não costumam crescer a ponto de quebrar calçadas e vasos. Desse modo, Ana, do Viva Decora, publicou algumas informações sobre os cuidados com a planta em 5 de abril de 2019, acompanhe.

Ao adquirir uma muda de manacá-da-serra, você precisa estar ciente que ela precisará de um espaço de, aproximadamente, cinco metros de diâmetro. Após isso, escolha se vai fazer o plantio no vaso ou diretamente no jardim. Em seguida, regue o solo e mantenha-o sempre úmido. Além disso, invista em substratos orgânicos para nutrir sua plantinha. E saiba que a árvore precisa de bastante iluminação solar ao longo do dia.

Você pode gostar também: Mesa ideal para quintal; veja o que considerar quando for escolher a sua

Como plantar o manacá?

Você pode plantar a muda da sua manacá-da-serra direto no solo ou no vaso. Sendo assim, para fazer o plantio no solo, escolha um local com bastante iluminação solar e adube o espaço em que será plantada. Após colocar a mudinha no lugar, basta completar o buraco com terra e regar. 

Se preferir plantar sua árvore em vaso, escolha um grande e profundo. Neste caso, forre o fundo do vaso com material para drenagem. Em seguida, cubra com um pedaço de manta de bidim e somente, então, preencha com a terra. Após isso, o procedimento é o mesmo da plantação no solo.

Manacá da serra gosta de sol

A árvore precisa de muita luz solar para ter um bom desenvolvimento e florescer de forma saudável. Portanto, ao plantar no vaso, procure um local bem iluminado para deixar sua planta.

Agora que você já sabe como cultivar a manacá-da-serra e sabe também como fazer o plantio, procure uma muda da espécie e tenha logo a sua. Afinal, a beleza de suas flores coloridas vão deixar seu quintal ainda belo e cheio de vida.

Saiba mais: Não tenha medo: ensinaremos tudo que precisa para cultivar a planta fantasma

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.