Salvador, 23 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – A plantas, no geral, são bastante utilizadas para a ornamentação de ambientes, como salas, escritórios e decoração de quintais ou jardins. Com as suas cores elas dão vida ao local, além de arborizá-los. Além das características já conhecidas, existem plantas que mudam de cor ao longo do seu tempo de vida, devido aos fenômenos químicos e substâncias que elas possuem. Assim, você pode ter em seu jardim essas espécies, podendo observar os fenômenos de mudança.
Dessa forma, separamos para você espécies de plantas que mudam de cor ao longo do ano e sua principais características. Portanto, você poderá ter em que jardim plantas que vão te ajudar a formar uma linda paleta de cores. Continue conosco e veja tudo o que você precisa saber sobre essas espécies.
Acesse agora: 4 plantas que é recomendado cultivar em vaso grande! Nunca coloque essas plantas em vaso pequeno
1- Suculenta dedo-de-moça
A primeira espécie que possui esse fenômeno é a Sedum rubtrotinctum, conhecida popularmente como dedo-de-moça. É uma espécie de suculenta originária no México, que possui folhas cilíndricas pequenas, que formam pequenas rosetas na ponta dos talos durante a floração. Além disso, a dedo-de-moça produz folhas carnudas com tons verde-azulados e, durante a primavera e o verão, suas pontas vão adquirindo tons mais avermelhados, formando um degradê. Essa espécie exige regas espaçadas, evitando os excessos e necessitam de muita iluminação.
2- Singônio
De acordo com Bruna Cezario, em 14 de outubro de 2021, em colaboração com o site Globo, o Singônio também é uma espécie capaz de mudar de tonalidade. O singônio, de nome científico Syngonium, é uma planta trepadeira originária da Nicarágua, de caráter ornamental. Assim, é utilizada amplamente para decoração de ambiente, principalmente em jardins suspensos, por exemplo.
Possui folhas verde-amareladas com tons de rosa e verde intensos, possuindo ou não manchas esbranquiçadas e, com a idade das folhas, as cores mudam e os tons aumentam. Como no caso da variedade Sygonium angustatum que, quando jovens, produzem folhas com tons brancos e, à medida que envelhecem, as folhas se tornam completamente verdes. Assim, para cultivar os singônios, você precisará de regas uma ou duas vezes na semana e luz indireta.
Confira também: A planta cróton é fácil de cuidar e deixa qualquer jardim mais bonito; conheça melhor essa espécie
Plantas que mudam de cor (reprodução Canva Pro)
3- Erva-de-são-lourenço
Por último, mas não menos importante, é a Ajuga reptans, conhecida tradicionalmente por erva-de-são-lourenço, originária da Europa e Ásia. É uma espécie perene, de crescimento lento, folhas inferiores e suas flores são roxo-azuladas que circundam o caule da planta. Ademais, tem caráter ornamental e propriedades medicinais devido aos ativos que ajudam no tratamento de doenças.
Uma das peculiaridades da espécie é que, no início do verão, possui folhas roxas e, ao final da estação, as folhas se tornam verde-escuras manchadas de tons de violeta. Para que elas se desenvolvam bem, precisam de iluminação parcial e águas frequentes para manter a umidade do solo, evitando encharques.
Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba as plantas que mudam de cor ao longo do ano. Ademais, que agora você possa decorar o seu jardim com essas lindas plantas com esse fenômeno incrível.
Veja agora: Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.