Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O que plantar na lua crescente (reprodução Canva Pro)

Saiba o que plantar na lua crescente em sua horta; separamos também dicas de como cuidar das espécies nesse período

Salvador, 5 de julho de 2022, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar alguma vez sobre a influência da lua nas plantações? Existe um conhecimento passado de gerações em gerações, bastante utilizado pelos agricultores, relativo às fases da lua: minguante, nova, cheia e crescente. O ciclo lunar aparenta ter forte influência sobre cada tipo de espécie e suas características individuais. Portanto, é hora de descobrir o que plantar na lua crescente em sua horta e a melhor maneira de aproveitar o período lunar.

Dessa maneira, veja agora como a lua influencia no desenvolvimento das hortaliças e o que plantar na lua crescente em sua horta. Portanto, confira os cuidados essenciais como clima, solo e os manejos essenciais para o bom desenvolvimento desses cultivos nesse período.

Qual a influência da lua no crescimento das plantas?

Assim como a influência da lua sobre os mares, existe também um conhecimento empírico em sua correlação com o crescimento das plantas no geral. É, portanto, um conhecimento observado por diversas famílias de agricultores ao logo dos anos, demonstrando a influência das fases lunares no desenvolvimento satisfatório dos cultivos.

Mas, como é possível? Isso ocorre devido à trajetória, aproximação e posição da lua que promove atração magnética e gera força gravitacional. Logo, assim como há a influência nas marés, as fases da lua também influenciam a seiva que percorre no caule das plantas, favorecendo o crescimento das espécies.

O que plantar na lua crescente (reprodução Canva Pro)
O que plantar na lua crescente (reprodução Canva Pro)

O que plantar na lua crescente?

A principal característica desse período é o aumento gradual da luz refletida pelo sol e  diminuição do poder da gravidade da lua. Assim, nessa época, a seiva é atraída para as folhas, concentrando-se nos talos e nos ramos.  Desse modo, é ideal investir em hortaliças que crescem acima da terra.

Tomate

O Solanum lycopersicum é uma espécie que atende os critérios para o cultivo durante essa fase lunar.  O tomateiro suporta variações de clima entre 10 a 34 °C, são adeptas também à exposição diária a luz solar. Ele também precisa de terra rica e fértil e rega diária, porém, de modo que seja controlada, para evitar o excesso de água no sistema radicular e, consequentemente, o apodrecimento das raízes.

Alface

A Lactuta sativa, também conhecida popularmente por alface, é uma das espécies indicadas para ter seu cultivo realizado durante a lua crescente. O clima ideal para cultivar a alface está entre 10 a 24 °C, em ambiente arejado e exposição direta ao sol. A rega, por sua vez, deve ser feita em dias alternados e  solo deve se leve e rico em material orgânico.

Coentro

O Coriandrum sativum é um cultivo que cresce sobre a terra, ideal para ter seu desenvolvimento influenciado pela lua crescente. O Coentro não é tolerante às baixas temperaturas, assim, evite valores menores que 18 °C, ademais, o cultivo também necessita de luminosidade durante 4 horas diárias. Além disso, a rega precisa ser controlada, evitando a fata e os excessos e o solo deve ser fértil e bem drenado.

Por fim, nós do portal Agro Notícias  esperamos agora que você descubra como ocorre a influência da lua nas plantações. Ademais, que saiba agora  o que plantar na lua crescente em sua horta, aproveitando essa fase lunar para plantar as espécies mais adequadas, com um bom desenvolvimento das hortaliças.

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.