Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O balé é para todo mundo? Confira os benefícios da prática para a terceira idade
O balé é para todo mundo? Confira os benefícios da prática para a terceira idade (imagem: pexels)

O balé é para todo mundo? Confira os benefícios da prática para a terceira idade

Salvador, 30 de junho de 2022, por Larissa Melo – Exercícios são cruciais para manter a saúde em dia. Muitas pessoas optam por praticar danças para manter a boa forma. Assim, o balé na terceira idade também pode e deve ser praticado e traz benefícios.

O balé na terceira idade traz muitos benefícios para saúde. Essa atividade física trabalha todo o corpo, melhorando a flexibilidade. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes e possíveis problemas. Sendo assim, veja os benefícios e os cuidados necessários ao praticar essa dança.

Ademais, veja: Descubra os benefícios do kiwi: saiba porque ele é uma ótima fruta para a terceira idade

O balé é para todo mundo? Confira os benefícios da prática para a terceira idade O balé é para todo mundo? Confira os benefícios da prática para a terceira idade (imagem: pexels)
Benefícios do balé na terceira idade
Com o avanço da idade é normal que as articulações fiquem mais rígidas, assim, exercícios que trabalham a flexibilidade ajudam a retardar esse processo. O balé é excelente nesse quesito. A prática da dança é composta por vários exercícios de alongamento e fortalecimento, segundo a matéria publicada em 28 de junho de 2019, no site Globo, pela colaboradora Rebeca Letieri.

Além disso, a prática de exercícios, em geral, é ótima para o bom funcionamento do metabolismo. O balé trabalha o equilíbrio e a coordenação motora, ajuda a melhorar a memória e ainda é um excelente aliado contra a depressão.
Quais cuidados devo ter ao praticar balé na terceira idade?
Assim como na prática de qualquer outro exercício, você precisa ter cuidado ao praticar balé. Visite seu médico para saber se há alguma restrição antes de começar a praticar a dança, como possíveis lesões e problemas de saúde que podem agravar com a prática.

Ao receber o aval do seu médico, avise seu instrutor de dança sobre as suas necessidades. Ele vai avaliar o que deve ser feito durante seu treino para reduzir o risco de alguma lesão. Assim, você pode praticar o balé sem medo.

Veja, ainda: Conheça os benefícios do suco de abacaxi e aprenda preparar a forma mais saudável da bebida em 2 minutinhos
O que eu devo saber antes de começar a praticar balé?
Para pegar o jeito na dança, é necessário paciência, O balé para idosos costuma ser mais leve e com movimentos mais simples. Então, o avanço para você pode ser mais lento. Mas, cada parte do seu treinamento deve ser seguido corretamente. Assim, você alcança bons resultados com segurança.

Procure uma boa academia para praticar a dança, o instrutor especializado pode indicar o que você pode ou não fazer. Alguns são especializados com balé para terceira idade, reconhecendo as necessidades e limites do aluno.

Aprender uma nova dança não tem restrição de idade, por isso, aproveite os momentos para desenvolver suas habilidades e fazer amigos. O balé na terceira idade é definitivamente uma excelente escolha para você e sua saúde.

Leia também: Sabia que o suco de pepino ajuda a emagrecer e evita o envelhecimento precoce? Aprenda como preparar a bebida em 2 minutinhos para aproveitar estes benefícios