Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cultivar nozes (Fonte: iStock)
Cultivar nozes (Fonte: iStock)

Será que é difícil cultivar nozes? Confira esse guia completo e saiba tudo a respeito

Salvador, 29 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você gosta de oleaginosas? Então, cultivar nozes pode ser bem útil para o seu dia a dia. A nogueira possui um manejo simples e, com apenas alguns cuidados, é possível torná-la bastante produtiva. Assim, você aproveita o sabor e saúde que seus frutos são capazes de oferecer.

Aqui, vamos focar na noz-pecã, fruto da Carya illinoinensis, nome científico para uma das espécies de nogueira melhor adaptadas ao Brasil. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como cultivar nozes e aprenda todos os cuidados necessários para deixar a sua planta sempre saudável.

Leia mais: É possível cultivar castanha-do-pará em qualquer região do Brasil? Confira esse guia completo

Cultivar nozes (Fonte: iStock) Cultivar nozes (Fonte: iStock)
Como cultivar nozes
Em primeiro lugar, é preciso investir em mudas de boa qualidade para que a sua nogueira-pecã se desenvolva nos conformes. De maneira geral, plantas cultivadas a partir de sementes têm um período muito maior de “inatividade”, ou seja, demoram o dobro do tempo normal para produzir.

Por isso, dê preferência para mudas enxertadas que, além de dar frutos mais rápido, também vão gerar uma árvore com características mais próximas da qualidade do indivíduo original. Se você escolher por uma muda de raiz nua, opte por plantar a sua nogueira nós meses mais frios.

Além disso, falando em temperatura, as condições climáticas são importantes para o crescimento dessa espécie. Para a noz-pecã, é necessário um período de dormência, geralmente durante todo o inverno, para um melhor ciclo de desenvolvimento quando o calor chegar. Dessa forma, regiões mais frias vão ter mais facilidade nesse cultivo.

Outrossim, no que diz respeito aos outros aspectos do plantio, a nogueira-pecã se adapta bem a todos os tipos de solo, mas, prefere os fundos e bem drenados, que comportem bem suas raízes. Inclusive, o espaço de cultivo deve ser bem adequado para essa espécie, que pode chegar aos 40 metros de altura.

Ademais, segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 30 de abril de 2018, deve-se investir em substratos ricos em matéria orgânica. Ele deve estar sempre úmido, porém, encharcar o solo pode comprometer o desenvolvimento da planta.

Veja, a seguir: Que tal cultivar gengibre no quintal de casa? Saiba como e aproveite os benefícios
Cuidados
Durante o crescimento da sua pecaneira, é importante se atentar para algumas questões. Sarna, antracnose, pestalotia e fumagina são algumas das principais doenças que costumam afetar essa espécie, logo, procurar por mudas resistentes a esses ataques e evitar a criação de ambientes propícios para o desenvolvimento de patógenos é essencial.

Assim, também é necessário investir nas diferentes podas, ideais para manter a nogueira saudável e aumentar sua produtividade. Nesse último caso, podas de limpeza e frutificação são as mais relevantes e devem ser aplicadas alguns meses antes do aparecimento dos primeiros brotos.

Após 3 a 4 anos do plantio, será possível colher as primeiras pecãs, com o crescimento da produção depois do sexto ano. Viu como é fácil cultivar nozes? Agora é só aproveitar essas dicas e começar o seu plantio.

Você também pode gostar: Cultivar abóbora é mais fácil do que você imagina: veja agora mesmo com plantar no seu quintal