Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto (Reprodução: Pexels)
Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto (Reprodução: Pexels)

Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto tire suas dúvidas neste guia prático

Salvador, 14 de junho de 2022, por Marlon Batista – O café é uma bebida muito presente no dia a dia de muitas pessoas. No entanto, existem muitas dúvidas e controvérsias a respeito dos efeitos dessa bebida à saúde. Por isso, hoje no Agro Notícias, vamos te ajudar a entender mais sobre o café, tirando suas dúvidas a respeito dessa bebida.

O café é uma bebida famosa, muito procurada e consumida pelo seu efeito de fornecer aquela energia extra para o dia. No entanto, assim como qualquer outro alimento, o seu consumo em excesso pode causar malefícios à saúde. Ademais, ele também possui vários benefícios já comprovados cientificamente. Assim, continue lendo para saber mais sobre seus efeitos, suas vantagens e se ele pode causar prejuízos à saúde.

Leia também: Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens

Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto (Reprodução: Pexels) Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto (Reprodução: Pexels)
Benefícios do café
Segundo matéria divulgada por Lucas Rocha em contribuição com o site da CNN, em 4 de abril de 2021, o consumo do café está diretamente ligado a uma série de benefícios para a saúde, confira alguns:
Previne doenças crônicas
Consoante estudos científicos, consumir o café pode ajudar na prevenção de doenças crônicas como alguns tipos de câncer e Alzheimer. Esse benefício se deve graças à presença de substâncias responsáveis por proteger as células contra ação dos radicais livres. Dessa forma, evita-se a degradação celular e impactos sérios ao DNA, e se previne doenças. Dentre essas substâncias está a própria cafeína, antioxidantes, flavonoides e a vitaminas.
Reduz o estresse
O estresse é um efeito causado pelo aumentos dos níveis de cortisol no organismo. O café possui um ácido chamado clorogênico, que combate essa produção do hormônio cortisol promovendo um melhor humor e diminuindo o estresse.
Melhora a concentração e capacidade de memória
Dentre os efeitos da bebida em seu consumo, um dos mais conhecidos é a sua capacidade de melhorar o estado de alerta. A cafeína, por sua vez, é a substância responsável por tal efeito, agindo diretamente como um estimulante no sistema nervoso. Assim, tem-se a diminuição do sono e aumento do estado de alerta com elevação da concentração e memória.
Combate doenças cardiovasculares
Não para por aí, por dispor de nutrientes como flavonoides, fortes antioxidantes e ácido clorogênico o café ajuda na saúde das artérias e no relaxamento dos vasos sanguíneos. Dessa forma, tem-se uma melhora do fluxo sanguíneo melhorando a pressão arterial o que evita doenças cardiovasculares.

Ademais, leia: Chá da casca de laranja é bom para quê? Veja os benefícios e como preparar essa bebida natural
Quantas xícaras de café tomar por dia
Consoante ao dito anteriormente, nada consumido em excesso faz bem à saúde. Com o café também não é diferente. De acordo com uma matéria divulgada pela equipe do G1 do site Globo, em 3 de março de 2022, existe uma quantidade segura de café a ser tomada diariamente que depende da faixa etária de quem está consumindo e também do tipo de café.

Para as crianças, por exemplo, o ideal é uma xícara por dia de café coado. Enquanto isso, para os adultos saudáveis, o correto é no máximo consumir 4 xícaras por dia de café coado. Para gestantes e sensíveis ao consumo de café, cerca de 1 a no máximo 2 xícaras por dia.

Vale lembrar que o tipo de café também deve ser levado em consideração. Por exemplo, o café expresso é mais concentrado do que o café coado. Assim, tomar uma xícara de café expresso equivale um pouco mais do que 3 xícaras de café coado. Por esse fato, deve-se atentar à quantidade e ao consumo em excesso.

Segundo estudos recentes, pessoas que consumiram mais xícaras de café do que o recomendado diariamente obtiveram como consequência um aumento considerável no risco de demência. Logo, basta consumir com consciência, moderação e desfrutar dos benefícios da bebida.

Não deixe de ler: Saiba agora 5 benefícios do suco de seriguela para a saúde e como preparar essa bebida

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.