Aprenda a plantar cebolinha no seu quintal e deixá-la mais grossa para a colheita

Um segredo que muda tudo

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 29 de junho por Lucca Ranoya – O primeiro passo para plantar cebolinha mais grossa do que a anterior é cultivar em um solo propício para o crescimento e cortar as folhas próximas ao bulbo. Mas, existe um momento correto para se fazer isso e uma forma correta de se plantar para que você consiga multiplicar a sua cebolinha. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, pegue uma cebolinha ou do mercado ou da horta da sua vizinha e deixe reservada para plantar. Depois, prepare a terra, misturando esterco de boi curtido e terra vegetal. Essa mistura é importante para que a terra fique mais macia e aerada, facilitando o crescimento das raízes da cebolinha e evitando que a água da rega fique parada no fundo do vaso. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a plantar cebolinha no seu quintal e deixá-la mais grossa para a colheita - Reprodução Canva Aprenda a plantar cebolinha no seu quintal e deixá-la mais grossa para a colheita – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais aqui: Receita de chocolate quente muito fácil e cremosa, confira o passo a passo
Preparando o seu vaso
Então prepare o vaso, fazendo furos embaixo e colocando alguns pedaços de tijolo quebrado ou argila expandida no fundo. Em seguida, coloque uma manta de cultivo e a mistura de terra em cima. Cubra até o topo, deixando a terra 2 centímetros abaixo da superfície do vaso. Está pronto.
Podando a sua cebolinha corretamente
Para preparar a sua cebolinha e a estimular da forma correta, para que ela engrosse, o que você tem que fazer é retirar, com as mãos ou com uma tesoura, a parte verde das folhas, do bulbo. Isso, quando a cebolinha já estiver cheia e “madura”. Essa separação funciona como uma sinalização e a planta passa a crescer mais grossa e resistente da próxima vez.

A cebolinha entende que foi atacada por um animal herbívoro. Dessa forma, o seu mecanismo de sobrevivência natural é nascer mais grossa e forte para que esse animal tenha mais dificuldade quando for tentar ingeri-la de novo. Interessante, não é?

Leia mais aqui: 3 dicas para nunca mais jogar cascas de alho fora; veja
Transplantando para o vaso preparado
Enfim, agora que já fez o corte e tem o seu vaso preparado, cave um buraco de 2 centímetros de profundidade a 2 centímetros da borda e enterre o bulbo ali. É interessante mencionar que o bulbo da sua cebolinha não pode e não deve ser coberto totalmente pela terra.

Assim, você precisa deixar a parte do corte exposta, acima do nível do solo, para que as bactérias não contaminem a sua cebolinha e a infeccione. Regue abundantemente e deixe sob luminosidade indireta, até a raiz pegar. Por fim, coloque gradualmente a sua nova muda de cebolinha no sol, regando somente quando o solo estiver extremamente seco.

Não saia antes de ler: Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais