Como plantar alho: aprenda agora a cultivá-los em casa; confira

Aprenda de uma vez a plantar, cuidar e colher alho em sua casa

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Manaus, sexta-feira, 24 de junho, por Jonas Santos – O alho é um tempero que não pode faltar no prato de ninguém. Com um sabor único e um cheiro facilmente reconhecido, é bastante famoso na culinária. Portanto, hoje vamos mostrar como plantar alho e os cuidados que você deve ter com essa planta a seguir.

Continua depois da publicidade

O alho, além de ser extremamente delicioso, carrega consigo diversos benefícios que fazem dele um dos temperos queridinhos de todos. Além disso, seu cultivo é fácil, podendo ser feito em casa. Por esse motivo, o Vida de Casa separou um passo a passo simples de como plantar alho e alguns cuidados para ter com ele. Continue conosco e veja a seguir a matéria.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Como consertar torneira? Entenda o que faz ela criar bolhas de ar, baixa pressão e tudo sobre
Passo a passo de como plantar alho
1. Prepare o vaso
Primeiramente, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso com cascalho ou pedra de jardim. Em seguida, despeje uma pequena quantidade do material selecionado no vaso, organizando as pedrinhas em uma camada uniforme para facilitar o fluxo de água no fundo do vaso.
2. Prepare o substrato
Se você estiver cultivando alho em um vaso, despeje o substrato apropriado nele. Não coloque terra em cima do vaso, recomenda-se deixar uma reentrância de cerca de 5 cm entre a terra e o topo.

Continua depois da publicidade

Enfim, as etapas são as mesmas, seja uma planta em vaso ou uma planta no solo. Faça buracos no solo onde você vai inserir os dentes de alho. Lembre-se que a profundidade deve ser de 3 a 5 cm e os dentes não podem ficar próximos um do outro!
3. Plantio
Para colocar os alhos, faça furos no solo e coloque-os neles. Os dentes devem ser postos com a parte mais fina para cima. Em seguida, coloque mais substrato até cobrir o alho. Para melhor cultivo, não aperte muito o solo. Mantenha-o fofo para que o ar circule com mais facilidade, permitindo, assim, que ele germine corretamente.

Leia em seguida: Aprenda a deixar a sua cama confortável para o inverno; confira agora
Cuidados ao cultivar alho em casa
Irrigação
Por fim, agora que você conhece os passos básicos de como plantar alho, é importante saber como regar a planta. Portanto, a frequência e a quantidade de irrigação dependerão do estágio de cultivo em que a planta de alho se encontra.

Ao plantar pela primeira vez, mantenha o solo sempre muito úmido, regue com frequência e use bastante água. Quando os bulbos começarem a crescer, reduza gradualmente a frequência de irrigação e pare completamente 20 dias antes da colheita do alho.
Colheita do alho
O alho pode ser colhido de 3 a 9 meses após o plantio, dependendo da variedade de alho cultivada e das condições locais de solo e clima. Você saberá quando suas plantas estão prontas para a colheita quando perceber que a maioria das folhas secou e ficou amarela.

Quando perceber que o processo começou, lembre-se de parar de regar pelo menos 20 dias antes da colheita. Para isso, fique sempre atento aos seus vegetais e planeje sua época de colheita para garantir a qualidade do seu alho!

Confira agora: Kibe profissional: descubra como fazer essa delícia; não deixe de provar

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais